domingo, 4 de novembro de 2012

Em prova com alguns incidentes, Räikkönen não tem problemas e vence com a Lotus

Depois de 2 anos fora da F-1, Kimi vence em seu retorno
O GP de Abu Dhabi tinha tudo para ser uma prova monótona, mas as surpresas começaram a acontecer logo após a classificação quando o líder do campeonato foi desclassificado e obrigado a largar em último. A prova já teria a recuperação de Vettel na luta por uma boa pontuação.
Lá na frente Lewis Hamilton manteve a ponta depois da largada com Kimi Räikkönen em 2º, Alonso vinha em 5º e Vettel vinha no fim do grid. O atual bicampeão começou a ultrapassar os carros das equipes nanicas. Durante a 9ª volta um forte acidente obrigou que o safety car fosse a pista. A HRT de Narain Karthikeyan teve um vazamento e perdeu velocidade de uma vez, Nico Rosberg que vinha atrás e acabou atropelando o carro do indiano.
Durante o safety car Vettel fez sua 1ª parada após acertar um placa a beira da pista depois que foi fechado Ricciardo. O alemão da Red Bull voltou novamente para o fim do grid. Após a relargada Alonso já aparecia 4º e com Vettel sem marcar pontos.
Hamilton, que liderava a prova tranquilo, começou a ficar lento e abandonou a prova com problemas de combustível. Räikkönen assumia a ponta seguido por Maldonado, Alonso e Webber. O espanhol foi pra cima do venezuelano e conquistou o 2º lugar.
A prova viu ainda Webber se envolver em 2 enroscos. O australiano rodou ao tentar ultrapassar Maldonado, e voltas depois no mesmo ponto, ao tentar ultrapassar Felipe Massa jogou o carro pra cima do brasileiro e a Ferrari deu um 360º.
As paradas de box começaram a acontecer e Vettel subiu para o 2º lugar atrás de Kimi e a frente se Alonso. O alemão, tinha de fazer uma nova parada nos box, já que parou durante o safety car no início da prova. Vettel colocou pneus macios e voltou na 4ª posição, perdendo lugar para Alonso e Button.
Voltas depois foi a vez de mais um acidente, Perez duelava com Di Resta, quando saiu da pista e na volta a pista tocou em Grosjean que por sua vez acertou Mark Webber. O safety car foi a pista mais uma vez e Perez seguiu na corrida, mas levou uma punição de stop and go. Já Grosjean e Webber abandonaram.
A parte final da prova seria interessante, já que o líderes estavam todos juntos e Vettel tinha pneus macios novos contra os pneus desgastados de Räikkönen, Alonso e Button. O inglês da McLaren segurou Vettel na relargada enquanto Alonso e Räikkönen abriam vantagem para um duelo particular pela vitória. O finlandês construiu uma vantagem de 3 segundos, mas Alonso descontou a vantagem. Mais atrás Vettel surpreendeu Button na freada e assumiu a 3ª posição.
Räikkönen controlou a pequena vantagem e venceu a prova com menos de 1 segundo de vantagem sobre Alonso, com Vettel em 3º que manteve a liderança do mundial.
A última vitória de Kimi Räikkönen havia sido no GP da Bélgica de 2009, e a última vitória da equipe Lotus foi em 1987 quando Ayrton Senna venceu o GP de Detroid. Confira o resultado da prova deste domingo:
Kimi Räikkönen FIN Lotus 55 voltas em
1:45:58.667
Fernando Alonso ESP Ferrari +0.852
Sebastian Vettel ALE Red Bull +4.163
Jenson Button ING McLaren +7.787
Pastor Maldonado VEN Williams +13.007
Kamui Kobayashi JAP Sauber +20.076
Felipe Massa BRA Ferrari +22.896
Bruno Senna BRA Williams +23.542
Paul di Resta ESC Force India +24.160
10º Daniel Ricciardo AUS Toro Rosso +27.463
11º Michael Schumacher ALE Mercedes +28.075
12º Jean-Éric Vergne FRA Toro Rosso +34.906
13º Heikki Kovalainen FIN Caterham +47.764
14º Timo Glock ALE Marussia +56.473
15º Sergio Pérez MEX Sauber +56.768
16º Vitaly Petrov RUS Caterham +1:04.595
17º Pedro de la Rosa ESP HRT +1:11.778
Charles Pic FRA Marussia Abandonou (volta 41)
Romain Grosjean FRA Lotus Abandonou (volta 37)
Mark Webber AUS Red Bull Abandonou (volta 37)
Lewis Hamilton ING McLaren Abandonou (volta 19)
Narain Karthikeyan IND HRT Abandonou (volta 7)
Nico Rosberg ALE Mercedes Abandonou (volta 7)
Nico Hülkenberg ALE Force India Abandonou (volta 0)

Nenhum comentário: