Adrian Newey (criador do RB8), o tricampeão Sebastian Vettel e Chistian Honer (chefe da equipe Red Bull) |
A temporada 2012 foi uma das mais equilibradas e emocionantes dos últimos tempos, tivemos 8 pilotos diferentes vencendo provas, e 6 equipes vencedoras de GP’s. Ao final da temporada, tivemos a decisão do título entre Fernando Alonso, que foi o piloto mais presente no pódio (13 GP’s), e Sebastian Vettel, que mais venceu provas (5 GP’s).
A temporada começou com a McLaren a frente do grid, dominando o grande prêmio da Austrália. Lewis Hamilton marcou a pole position, mas Jenson Button foi quem conquistou a vitória na abertura de 2012.
Na rodada seguinte, na Malásia, Lewis Hamilton marcou novamente a pole, mas não seria agora que o campeão de 2008 venceria na temporada. A chuva foi protagonista na corrida e tivemos ao final uma briga de tirar o fôlego entre Fernando Alonso, que trazia a Ferrari no braço, e Sergio Pérez, que tinha um carro bem mais equilibrado e vinha mais rápido que o espanhol. Porém o jovem mexicano viu a Sauber se atrapalhar um pouco na estratégia e ainda cometeu um erro ao tentar ultrapassar Alonso e teve de se contentar com o 2º lugar enquanto que a Ferrari vencia a 1ª com Fernando Alonso.
No GP da China a Mercedes, com um sistema aperfeiçoado de asa móvel, aproveitou as retas do circuito chinês e fez com que Nico Rosberg marcasse sua 1ª pole na carreira. E no domingo, o filho do campeão Keke Rosberg dominou com autoridade a 3ª etapa do mundial e conquistou sua 1ª vitória, a Mercedes depois de décadas voltava a vencer na Fórmula 1.
No Bahrein, finalmente Sebastian Vettel começou a dar as caras. O alemão da Red Bull marcou a pole position e venceu no circuito do Sakhir, com a vitória Vettel liderava o mundial, mas restavam ainda 16 etapas.
No GP da Espanha tivemos a maior zebra da temporada. Lewis Hamilton foi o mais rápido na classificação, mas o piloto tinha tão pouco combustível no tanque, que teve de parar sua McLaren no meio da volta de retorno aos boxes. Por isso, Hamilton foi desclassificado e Pastor Maldonado acabou ficando com a pole position. Na prova, Fernando Alonso conseguiu superar o venezuelano na largada, mas Maldonado se recuperou, passou o dono da casa e conseguiu a 1ª vitória de um venezuelano na Fórmula 1. Com a vitória de Maldonado a temporada tinha 5 pilotos de 5 equipes diferentes vencendo na temporada.
No GP da Espanha tivemos um erro primário de Michael Schumacher. O heptacampeão passou por cima da Williams de Bruno Senna. O alemão perdeu o tempo da frenagem e acabou com sua prova e a do brasileiro. Pela manobra Schumacher foi punido com a perca de 5 posições no grid da próxima prova, o GP de Mônaco. Por ironia do destino Schumacher foi o mais rápido no treino classificatório, depois de 6 anos Schumacher perdeu a chance de marcar um nova pole. Com a punição de Schumacher, Mark Webber acabou a herdando a pole position. Na prova, Webber teve de segurar seus oponentes nas voltas finais e venceu em Monte Carlo com menos de 1s de vantagem sobre o 3º colocado.
No Canadá, Lewis Hamilton finalmente venceu na temporada. E a Fórmula 1 tinha um novo recorde, pois nas 7 primeiras etapas tivemos 7 vencedores diferentes. A prova no Canadá foi marcada pelo desgastes de pneus. Hamilton adotou a tática de 2 paradas e ultrapassou seus adversários na pista e venceu, Grosjean e Pérez pouparam bem os pneus e completaram o pódio.
A partir do GP da Europa, realizado em Valência, o domínio de Fernando Alonso começou. Apesar de Vettel ter marcado a pole nas ruas valencianas, Fernando Alonso fez sua melhor prova na temporada e venceu largando da 11ª posição. Alonso após a vitória marcou 2 poles seguidas na temporada na Inglaterra e na Alemanha. Em Silverstone Alonso foi superado por Webber, mas em Hockenheim Alonso manteve a liderança e venceu.
A temporada começou com a McLaren a frente do grid, dominando o grande prêmio da Austrália. Lewis Hamilton marcou a pole position, mas Jenson Button foi quem conquistou a vitória na abertura de 2012.
Na rodada seguinte, na Malásia, Lewis Hamilton marcou novamente a pole, mas não seria agora que o campeão de 2008 venceria na temporada. A chuva foi protagonista na corrida e tivemos ao final uma briga de tirar o fôlego entre Fernando Alonso, que trazia a Ferrari no braço, e Sergio Pérez, que tinha um carro bem mais equilibrado e vinha mais rápido que o espanhol. Porém o jovem mexicano viu a Sauber se atrapalhar um pouco na estratégia e ainda cometeu um erro ao tentar ultrapassar Alonso e teve de se contentar com o 2º lugar enquanto que a Ferrari vencia a 1ª com Fernando Alonso.
No GP da China a Mercedes, com um sistema aperfeiçoado de asa móvel, aproveitou as retas do circuito chinês e fez com que Nico Rosberg marcasse sua 1ª pole na carreira. E no domingo, o filho do campeão Keke Rosberg dominou com autoridade a 3ª etapa do mundial e conquistou sua 1ª vitória, a Mercedes depois de décadas voltava a vencer na Fórmula 1.
No Bahrein, finalmente Sebastian Vettel começou a dar as caras. O alemão da Red Bull marcou a pole position e venceu no circuito do Sakhir, com a vitória Vettel liderava o mundial, mas restavam ainda 16 etapas.
No GP da Espanha tivemos a maior zebra da temporada. Lewis Hamilton foi o mais rápido na classificação, mas o piloto tinha tão pouco combustível no tanque, que teve de parar sua McLaren no meio da volta de retorno aos boxes. Por isso, Hamilton foi desclassificado e Pastor Maldonado acabou ficando com a pole position. Na prova, Fernando Alonso conseguiu superar o venezuelano na largada, mas Maldonado se recuperou, passou o dono da casa e conseguiu a 1ª vitória de um venezuelano na Fórmula 1. Com a vitória de Maldonado a temporada tinha 5 pilotos de 5 equipes diferentes vencendo na temporada.
No GP da Espanha tivemos um erro primário de Michael Schumacher. O heptacampeão passou por cima da Williams de Bruno Senna. O alemão perdeu o tempo da frenagem e acabou com sua prova e a do brasileiro. Pela manobra Schumacher foi punido com a perca de 5 posições no grid da próxima prova, o GP de Mônaco. Por ironia do destino Schumacher foi o mais rápido no treino classificatório, depois de 6 anos Schumacher perdeu a chance de marcar um nova pole. Com a punição de Schumacher, Mark Webber acabou a herdando a pole position. Na prova, Webber teve de segurar seus oponentes nas voltas finais e venceu em Monte Carlo com menos de 1s de vantagem sobre o 3º colocado.
No Canadá, Lewis Hamilton finalmente venceu na temporada. E a Fórmula 1 tinha um novo recorde, pois nas 7 primeiras etapas tivemos 7 vencedores diferentes. A prova no Canadá foi marcada pelo desgastes de pneus. Hamilton adotou a tática de 2 paradas e ultrapassou seus adversários na pista e venceu, Grosjean e Pérez pouparam bem os pneus e completaram o pódio.
A partir do GP da Europa, realizado em Valência, o domínio de Fernando Alonso começou. Apesar de Vettel ter marcado a pole nas ruas valencianas, Fernando Alonso fez sua melhor prova na temporada e venceu largando da 11ª posição. Alonso após a vitória marcou 2 poles seguidas na temporada na Inglaterra e na Alemanha. Em Silverstone Alonso foi superado por Webber, mas em Hockenheim Alonso manteve a liderança e venceu.
Pilotos pousam para a tradicional foto no GP do Brasil |
A partir do GP da Hungria a McLaren dominou a classificação e as corridas. Na classificação Lewis Hamilton marcou a pole na única classificação em que tivemos os brasileiros largando entre os 10 primeiros. Na prova Hamilton segurou a Lotus e venceu, Alonso chegou em 5º e saia com 40 pontos de vantagem no campeonato.
Na Bélgica Button marcou sua 1ª pole pela McLaren, logo na largada Grosjean fez um verdadeiro strike e Fernando Alonso teve seu 1º abandono na temporada, o francês acabou suspenso da próxima corrida. Button venceu com Sebastian Vettel em 2º.
Na Itália Hamilton marcou a pole e Felipe Massa largou em 3º, sua melhor posição de largada na temporada. Na prova Hamilton chegou a frente do surpreendente Sergio Pérez, que ultrapassou na parte final da prova as 2 Ferrari’s em sua casa, e com a vitória o piloto da McLaren assumia a vice-liderança do mundial.
Nas ruas de Cingapura Hamilton marcou a 4ª pole seguida da McLaren, mas o inglês começou a sofrer com uma maré de azar. Quando vinha tranquilamente na liderança da prova, o inglês foi forçado a abandonar e Vettel venceu em Cingapura.
Depois da vitória em Cingapura, Vettel acordou no campeonato e começou sua arrancada rumo ao título. No Japão marcou a pole e na prova venceu com Felipe Massa chegando na melhor posição do ano, em 2º. Na Coreia do Sul Webber superou o companheiro de equipe na classificação, mas não conseguiu segurá-lo na prova. Vettel ficou com a vitória e Webber chegou em 2º completando a dobradinha da Red Bull, com a vitória o piloto rubro-taurino assumiu a liderança do mundial.
Na Índia Vettel continuou seu domínio marcando a 3ª pole seguida da Red Bull e vencendo pela 4ª vez seguida na temporada, Alonso chegou e 2º. O espanhol que chegou a ter 40 pontos de vantagem, agora estava 13 pontos atrás de Vettel.
Em Abu Dhabi Lewis Hamilton voltou a marcar a pole position enquanto que Sebastian Vettel largaria na última posição, já que foi desclassificado do treino por não ter levado o carro aos boxes. Na prova Hamilton liderava quando mais uma vez abandonou e a liderança foi para Kimi Räikkonen que acabou vencendo. Alonso chegou em 2º e Vettel em uma excelente prova de recuperação completou o pódio. A diferença entre eles caía para 10 pontos.
No GP dos Estados Unidos Sebastian Vettel marcou a pole position e via seu rival Fernando Alonso largar apenas na 7ª posição. Felipe Massa largaria a frente de Alonso, mas a Ferrari fez com que o brasileiro sofresse uma punição para Alonso ganhar uma posição. Na prova tivemos um verdadeiro duelo entre Hamilton e Vettel, melhor para o inglês que teve um melhor ritmo de prova e venceu na estreia do Circuito das Américas.
A decisão do título viria então para o GP do Brasil, prova que marcou a aposentadoria de Michael Schumacher. A McLaren estava em crescente no fim da temporada. E Lewis Hamilton, em sua última prova pela McLaren, marcou a pole position enquanto que Vettel e Felipe Massa conseguiram largar a frente de Alonso. Na prova, repleta de confusões, deu emoções a decisão. Vettel escapou de um acidente na 1ª volta, mas voltou para a prova e chegou na 6ª posição e Alonso chegou em 2º atrás de Button o vencedor. Vettel, por apenas 3 pontos, garantia seu tricampeonato.
Na Bélgica Button marcou sua 1ª pole pela McLaren, logo na largada Grosjean fez um verdadeiro strike e Fernando Alonso teve seu 1º abandono na temporada, o francês acabou suspenso da próxima corrida. Button venceu com Sebastian Vettel em 2º.
Na Itália Hamilton marcou a pole e Felipe Massa largou em 3º, sua melhor posição de largada na temporada. Na prova Hamilton chegou a frente do surpreendente Sergio Pérez, que ultrapassou na parte final da prova as 2 Ferrari’s em sua casa, e com a vitória o piloto da McLaren assumia a vice-liderança do mundial.
Nas ruas de Cingapura Hamilton marcou a 4ª pole seguida da McLaren, mas o inglês começou a sofrer com uma maré de azar. Quando vinha tranquilamente na liderança da prova, o inglês foi forçado a abandonar e Vettel venceu em Cingapura.
Depois da vitória em Cingapura, Vettel acordou no campeonato e começou sua arrancada rumo ao título. No Japão marcou a pole e na prova venceu com Felipe Massa chegando na melhor posição do ano, em 2º. Na Coreia do Sul Webber superou o companheiro de equipe na classificação, mas não conseguiu segurá-lo na prova. Vettel ficou com a vitória e Webber chegou em 2º completando a dobradinha da Red Bull, com a vitória o piloto rubro-taurino assumiu a liderança do mundial.
Na Índia Vettel continuou seu domínio marcando a 3ª pole seguida da Red Bull e vencendo pela 4ª vez seguida na temporada, Alonso chegou e 2º. O espanhol que chegou a ter 40 pontos de vantagem, agora estava 13 pontos atrás de Vettel.
Em Abu Dhabi Lewis Hamilton voltou a marcar a pole position enquanto que Sebastian Vettel largaria na última posição, já que foi desclassificado do treino por não ter levado o carro aos boxes. Na prova Hamilton liderava quando mais uma vez abandonou e a liderança foi para Kimi Räikkonen que acabou vencendo. Alonso chegou em 2º e Vettel em uma excelente prova de recuperação completou o pódio. A diferença entre eles caía para 10 pontos.
No GP dos Estados Unidos Sebastian Vettel marcou a pole position e via seu rival Fernando Alonso largar apenas na 7ª posição. Felipe Massa largaria a frente de Alonso, mas a Ferrari fez com que o brasileiro sofresse uma punição para Alonso ganhar uma posição. Na prova tivemos um verdadeiro duelo entre Hamilton e Vettel, melhor para o inglês que teve um melhor ritmo de prova e venceu na estreia do Circuito das Américas.
A decisão do título viria então para o GP do Brasil, prova que marcou a aposentadoria de Michael Schumacher. A McLaren estava em crescente no fim da temporada. E Lewis Hamilton, em sua última prova pela McLaren, marcou a pole position enquanto que Vettel e Felipe Massa conseguiram largar a frente de Alonso. Na prova, repleta de confusões, deu emoções a decisão. Vettel escapou de um acidente na 1ª volta, mas voltou para a prova e chegou na 6ª posição e Alonso chegou em 2º atrás de Button o vencedor. Vettel, por apenas 3 pontos, garantia seu tricampeonato.
Incrivelmente este acidente não tirou Vettel da prova |
O título de campeão acabou com o piloto que mais venceu na temporada, enquanto que o vice-campeão Fernando Alonso foi quem mais subiu ao pódio. Kimi Räikkönen, que não abandonou nenhuma prova, foi regular na temporada e acabou na 3ª posição.
Confira a classificação final da Fórmula 1 2012:
Confira a classificação final da Fórmula 1 2012:
1º | Sebastian Vettel | ALE | 281 pontos |
2º | Fernando Alonso | ESP | 278 |
3º | Kimi Räikkönen | FIN | 207 |
4º | Lewis Hamilton | ING | 190 |
5º | Jenson Button | ING | 188 |
6º | Mark Webber | AUS | 179 |
7º | Felipe Massa | BRA | 122 |
8º | Romain Grosjean | FRA | 96 |
9º | Nico Rosberg | ALE | 93 |
10º | Sergio Pérez | MEX | 66 |
11º | Nico Hülkenberg | ALE | 63 |
12º | Kamui Kobayashi | JAP | 60 |
13º | Michael Schumacher | ALE | 49 |
14º | Paul di Resta | ESC | 46 |
15º | Pastor Maldonado | VEN | 45 |
16º | Bruno Senna | BRA | 31 |
17º | Jean-Éric Vergne | FRA | 16 |
18º | Daniel Ricciardo | AUS | 10 |
19º | Vitaly Petrov | RUS | 0 |
20º | Timo Glock | ALE | 0 |
21º | Charles Pic | FRA | 0 |
22º | Heikki Kovalainen | FIN | 0 |
23º | Jérôme D'Ambrosio | BEL | 0 |
24º | Narain Karthikeyan | IND | 0 |
25º | Pedro de la Rosa | ESP | 0 |
Confira a classificação final entre as equipes:
1º | Red Bull | AUT | 460 pontos |
2º | Ferrari | ITA | 400 |
3º | McLaren | ING | 378 |
4º | Lotus | ING | 303 |
5º | Mercedes | ALE | 142 |
6º | Sauber | SUI | 126 |
7º | Force India | FRA | 109 |
8º | Williams | ING | 76 |
9º | Toro Rosso | ITA | 26 |
10º | Caterham | MAL | 0 |
11º | Marussia | RUS | 0 |
12º | HRT | ESP | 0 |
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