sábado, 22 de dezembro de 2012

Temporada 2012: Fórmula 3 Sulamericana

Os campeões: Higor Hoffman (macacão azul) e Fernando Resende (macacão branco)
A temporada de 2012 foi marcada por uma fase delicada da própria categoria. A Vicar, empresa que gerencia outras categorias de automobilismo, começou a organizar também a Fórmula 3 Sulamericana. A temporada de 2012 teve início somente em Julho, e teve apenas 6 rodadas, cada uma com 2 corridas.
Outra característica negativa da temporada 2012 foi o grid reduzido, em nenhuma prova tivemos mais de 10 pilotos participando. Na categoria principal Leonardo de Souza foi o único a disputar todas as rodadas, o piloto da Kemba só não foi campeão por conta dos diversos abandonos que teve, ele abandonou metade das provas e conquistou apenas uma vitória no Velopark. Na categoria light só Higor Hoffman e Raphael Raucci estiveram presentes na 12 provas.
O piloto que obteve mais vitória foi Felipe Guimarães, que disputou apenas as 3 últimas rodadas e conquistou 4 vitórias: venceu a corrida 1 e corrida 2 de Tarumã; uma vitória em Londrina e outra em Curitiba. Guimarães mesmo com 4 vitórias ficou apenas na 4ª posição no campeonato. Leonardo de Souza foi o 3º.
O vice-campeão da temporada foi Rodrigo Gonzáles, que estreou com vitória na categoria, e completou todas as provas, só não pontuando em 2 que foi desclassificado. Graças a sua consistência de pontuação, o vice-campeonato foi garantido.
O campeão da temporada na categoria principal foi Fernando Resende, conhecido como Kid, que em 2010 já havia conquistado o título da F-3 light. O piloto mineiro disputou 4 rodadas e teve vitórias em 3 delas: venceu em Curitiba, Rio de Janeiro e Londrina.
Na categoria light tivemos disputas mais interessantes entre Higor Hoffman, Raphael Raucci e Lucas de La Veja. Lucas não disputou a temporada toda, obteve apenas uma vitória no Velopark, e ficou em 3º lugar no campeonato.
Portanto tivemos um duelo entre Higor Hoffman e Raphael Raucci durante toda a temporada. Raphael venceu 4 provas e acabou com o vice-campeonato, enquanto que Higor venceu 7 e conquistou o título de campeão da F-3 Sulamericana light, destaque para última vitória de Hoffman, pois ele venceu a prova superando os carros da categoria principal.
Ao todo na temporada tivemos a presença de 26 pilotos, mas como foi dito anteriormente, apenas 3 disputaram todas as etapas. Apesar de todas as dificuldades, a temporada foi realizada e tivemos seus momentos de brilho dos pilotos. Esperamos que em 2013 a temporada esteja mais forte e com o grid cheio de futuros talentos no automobilismo mundial.
Confira a classificação final da categoria principal da Fórmula 3 Sulamericana:
Fernando Rezende MG 112 pontos
Rodrigo Gonzáles RS 87
Leonardo de Souza SP 84
Felipe Guimarães GO 80
André Pedralli PR 75
Gustavo Frigotto PR 57
Christian Castro RS 47
Nicolas Costa RJ 35
Pedro Nunes SP 32
10º Matheus Stumpf RS 20
11º Gabriel Casagrande PR 20
12º Ramon Matias RS 15
13º Lucas Biagioni SP 0
14º Gustavo Myasava PR 0
15º Carlos Padovan SP 0
Veja agora a classificação final da categoria light:
Higor Hoffmann SP 182 pontos
Raphael Raucci SP 142
Lucas De La Vega RJ 91
Eduardo Banzoli SP 42
Luir Miranda RJ 39
Pedro Castro RS 27
Luis Carlos Abbade SP 10
Fernando Stédile RS 0
Felipe Lapenna SP 0
10º Lucílio Baumer SC 0
11º Felipe Poletto SP 0

Nenhum comentário: