segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Temporada 2012: Fórmula Indy

Ryan Hunter-Reay garantiu seu 1º título na Indy
A temporada 2012 da Fórmula Indy foi marcada pelas novidades, a categoria buscava uma reabilitação, já que a temporada passada foi encerrada de forma trágica com a morte de Dan Wheldon.
Na pré-temporada tivemos os primeiros teste do novo chassi que seria utilizado na temporada pela Dalara, o DW12, em homenagem ao inglês morto no ano passado. Novidades também nos motores já que a Honda deixou de ser a única fornecedora, a Indy agora empurrada por motores Honda, Chevrolet e Lotus, este último mostrou que era pouco confiável e precisa evoluir muito para seguir na categoria.
Nos bastidores alguns boatos rodavam e o principal deles era a ida de Rubens Barrichello para a categoria norte-americana. O fato, depois de alguns testes, foi confirmado, e Rubens Barrichello faria a estreia na categoria pela equipe KV Racing, ao lado do seu grande amigo Tony Kanaan.
A temporada 2012 começou nas ruas de São Petersburg com a pole de Will Power, mas a vitória na abertura da temporada ficou com Helio Castroneves. Na sequencia tivemos 3 vitórias seguidas de Will Power, no Alabama, em Long Beach e em São Paulo. O piloto australiano parecia rumar para seu 1º título.
Chegávamos então a 5ª etapa da temporada, a tão esperada Indy 500. A equipe Penske vinha de 4 poles e 4 vitórias. Um domínio total dos motores Chevrolet, que tinha os 4 primeiros da classificação era equipados com estes motores. Na classificação das 500 Milhas o domínio se manteve e Ryan Briscoe marcou a pole position para a tradicional prova. E o grid era dominado pela Chevrolet, tanto que o melhor carro com motor Honda era o de Josef Newgarden na 7ª posição, enquanto que os motores Lotus ocuparam as últimas posições com Simona De Silvestro e Jean Alesi.
Na prova tivemos muitas mudanças de posições, já que o novo carro provocava um vácuo maior no veloz circuito de Indianápolis e facilitava as ultrapassagens. A vitória ficou com Dario Franchitti com Scott Dixon em 2º e Tony Kanaan em 3º. Rubinho Barrichello terminou a prova em 11º, sendo o melhor estreante.
As novidades de 2012: o novo chassis DW12 e Rubens Barrichello
As duas provas em sequencia da Indy 500 foram bem atípicas do que viria a ser a briga pelo título, já que Scott Dixon venceu em Detroit e Justin Wilson venceu no Texas. A partir da etapa em Milwaukee foi que o futuro campeão começou a aparecer. Franchitti marcou a pole e Barrichello largou em 3º, mas na prova Ryan Hunter-Reay soube lidar melhor com o consumo de pneus e combustível e acabou vencendo a 1ª na temporada.
Na sequência tivemos mais 2 vitórias seguidas de Hunter-Reay, uma em Iowa, que teve um esquema de classificação confuso, e outra em Toronto. Com essas 3 vitórias seguidas, o piloto da Andretti assumiu a liderança do campeonato restando apenas 5 provas para o final.
Em Edmonton Ryan foi o mais rápido, mas por ter trocado o motor e largou em 11º, a pole caiu no colo de Franchitti. Mas a vitória em Edmonton ficou com o brasileiro Helio Castroneves marcando a 2ª vitória dele e do Brasil na temporada.
Depois das provas no Canadá tivemos as vitórias de Scott Dixon em Mid-Ohio e Ryan Briscoe em Sonoma. Will Power foi 2º colocado nessas provas enquanto que Hunter-Reay foi apenas 24º e 18º, respectivamente. A liderança do campeonato voltava para as mãos de Will Power, restando apenas 2 prova para o fim.
Na penúltima prova Will Power marcou a pole enquanto que seu rival pelo título largaria apenas em 10º nas ruas de Baltimore. Mas no domingo Ryan Hunter-Reay contou com a ajuda de uma leve chuva para garantir a vitória e levar a decisão para última etapa.
A decisão da temporada foi no oval de Fontana, e Will Power chegava a última etapa com 17 pontos de vantagem sobre o piloto da Andretti. Power já havia perdido os 2 últimos campeonatos na última prova, e o australiano queria quebrar o tabu.
Marco Andretti, companheiro de Hunter-Reay, marcou a pole para a decisiva prova. Na classificação vários pilotos foram punidos por extrapolarem o limite de motores na temporada, entre eles os concorrentes ao título. Power lagou apenas em 13º e Hunter-Reay em 22º.
Durante a prova Will Power se encontrava atrás de Ryan Hunter-Reay, mas o australiano ao tentar ultrapassar no norte-americano errou, bateu e abandonou a prova. Com Power fora da prova, Hunter-Reay precisaria apenas de um 6º lugar para garantir o título. O norte-americano chegou em 4º e garantiu o inédito título, Ed Carpenter acabou vencendo no encerramento da temporada.
Mais uma vez Will Power, mesmo sendo favorito ao título, acabou sendo superado e ficando com o vice. Já Hunter-Reay quebrou um tabu de 6 anos sem um norte-americano campeão na Indy.
Já a temporada dos brasileiros foi regular, além da pole e das vitórias de Helio Castroneves, tivemos 3 pódios de Tony Kanaan. Barichello teve como melhor resultado um 4º lugar e a 12ª posição no campeonato no ano de estreia. Ainda tivemos algumas participações de Bia Figueiredo e Bruno Junqueira na temporada, mas infelizmente não há nada de extraordinário que possa destacar.
A temporada de 2012 foi muito boa, a Indy mostrou força em se reorganizar e começou a investir mais em circuitos mistos que em ovais. Ficamos agora na torcida que na temporada 2013 mais emoções aconteçam na categoria norte-americana.
Confira a classificação final da temporada 2012 da Fórmula Indy:
Ryan Hunter-Reay
EUA
468 pontos
Will Power
AUS
465
Scott Dixon
NZL
435
Hélio Castroneves
BRA
431
Simon Pagenaud
FRA
387
Ryan Briscoe
AUS
370
Dario Franchitti
ESC
363
James Hinchcliffe
CAN
358
Tony Kanaan
BRA
351
10º
Graham Rahal
EUA
333
11º
JR Hildebrand
EUA
294
12º
Rubens Barrichello
BRA
289
13º
Oriol Servià
ESP
287
14º
Takuma Sato
JAP
281
15º
Justin Wilson
ING
278
16º
Marco Andretti
EUA
278
17º
Alex Tagliani
CAN
272
18º
Ed Carpenter
EUA
261
19º
Charlie Kimball
EUA
260
20º
Ernesto José Viso
VEN
244
21º
Mike Conway
ING
233
22º
James Jakes
ING
232
23º
Josef Newgarden
EUA
200
24ª
Simona De Silvestro
SUI
182
25º
Sébastien Bourdais
FRA
173
26ª
Katherine Legge
COL
137
27º
Sebastian Saavedra
COL
41
28º
Wade Cunningham
NZL
29
29ª
Bia Figueiredo
BRA
28
30º
Townsend Bell
EUA
26
31º
Giorgio Pantano
ITA
16
32º
Michel Jourdain Jr.
MEX
16
33º
Bryan Clauson
EUA
13
34º
Jean Alesi
FRA
13
35º
Bruno Junqueira
BRA
12

Nenhum comentário: