Se há alguns dias a F-1 pesava que fosse viver um dos seus piores momentos da história, já que as atuais equipes pensavam em deixar a categoria caso o regulamento não fosse mudado, estava enganada. Hoje foi o último de inscrição para equipes interessadas em disputar a próxima temporada, e tivemos a inscrição das atuais equipes e de mais seis novos times, totalizando 17 times.
Dentre as atuais equipes, a Williams foi a primeira a se inscrever, na segunda-feira, e chegou a estar suspensa da FOTA (Associação dos Times da Fórmula 1, sigla em inglês) por ter “quebrado o acordo” de que as equipes não iriam se inscrever caso o regulamento de 2010, que cria um teto orçamentário para a categoria em 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões), porém a confusão não está em criar este teto orçamentário. A confusão se dá em outra parte do regulamento, segundo ele, as equipes que seguirem o teto orçamentário poderiam usar motor no limite de giros que quisessem, os testes privados poderiam ser realizados e sem limite de quilometragem, já as equipes que não seguirem isso, não teriam direitos a essas regalias.
Desta forma, as equipes deste ano fizeram suas inscrições, mas pedem algumas mudanças:
* Um novo Pacto da Concórdia (acordo entre as equipes que competem na Fórmula 1, FIA e FOM) – neste pacto serão decididas as regras da categoria e a divisão dos lucros entre as entidades, as equipes pedem que esse acordo seja assinado antes do dia 12 de Junho;
* Regulamento único – as escuderias aceitam correr, caso o regulamento do ano que vem não faça concessões a quem seguir o teto orçamentário. Os times querem uma única categoria.
Já nas equipes “estreantes” o clima é bem mais amigável, elas torcem apenas para conseguir entrar na categoria, já que há um limite de 13 equipes, mas isso não quer dizer que alguma das atuais equipes fique de fora. Veja as “candidatas” que poderão fazer parte da categoria:
1. Ferrari
2. Williams
3. Toyota
4. McLaren
5. BMW
6. Renault
7. Red Bull
8. Brawn GP
9. Toro Rosso
10. Force India
11. USGPE (Time norte-americano que desmostrou interrese em entrar na categoria desde o início do ano)
12. Prodrive (será gerida por David Richards, ex-chefe da extinta BAR)
13. Campos (Atualmente disputa a GP2)
14. Lola (Competiu na F-1 como equipe, fornecedora de chassis, consultora e sócia)
15. March (Já esteve presente na F-1 entre os anos de 1970 e 1992. O antigo dono da equipe, Max Mosley, é o atual presidente da FIA)
16. LiteSpeed (Equipe que atualmente disputa Fórmula 3 Inglesa)
17. Superfund (Caso consiga a vaga na categoria, irá ter Alexander Wurz como chefe de equipe)
Dentre essas 17 equipes apenas 13 farão parte da próxima temporada, a FIA escolherá quais equipes ficaram na categoria, por isso qualquer uma das equipes listadas pode ficar fora do grid de 2010, isso vale para as novatas, e para as veteranas.
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