Vasculhando na net alguns detalhes sobre o circuito de Nürburgring, encontrei que esse circuito alemão recebeu provas da Fórmula 1 em 1984, 1995, 1996 e entre os anos de 1999 e 2007 com o título de GP da Europa, e agora volta a Fórmula 1 com o título de GP da Alemanha. O Brasil tem apenas uma vitória lá em Nürburgring, foi em 2002 quando Rubens Barrichello venceu saindo da 4ª posição e superando Michael Schumacher que chegou a menos de 3 décimos de segundo atrás de Rubinho. Porém a corrida que merece destaque é a de 2007.
A chuva dá emoção do começo ao fim
O fim de semana já começou bastante movimentado, a sensação daquele ano era o estreante Lewis Hamilton da McLaren, sofreu na classificação um forte acidente quando quebrou a suspensão dianteira do seu carro e ele passou reto na curva 11, que é de alta velocidade. Com isso, Lewis Hamilton iria largar na 10ª posição. Lá na frente Kimi Raikkonen fazia a pole, seguido de Alonso (companheiro de Hamilton na McLaren) e Felipe Massa em 3º.
Momentos antes da corrida a preocupação era a chuva que estava por vir, mas como a pista estava seca todos largaram com pneus de pista seca. Começa a volta de apresentação. Por ironia do destino uma garoa começa a cair no meio da volta de apresentação, os pilotos vão se encaminhando para o grid de largada. Markus Winkelhock, que largava na última posição com sua modesta Spyker, decide arriscar e ao final da volta de apresentação entra nos boxes para trocar os pneus de seco para os de chuva.
Enquanto o alemão Winkelhock trocava os pneus, o grid já esperava pela luz verde para a largada. Massa pula bem, e toma o segundo lugar de Alonso. Na segunda curva Heidfeld e seu companheiro Kubica se estranham e os dois se tocam. Hamilton achou bons espaços e aparecia em 4º depois de sair de 10º, mas a pista escorregadia fez com que a McLaren de Hamilton balançasse na saída da curva 3 e ele perdesse toda a vantagem conseguida despencando para a 9ª posição.
As saídas de pista de David Coulthard e Nico Rosberg ainda na primeira volta mostravam como estava impossível pilotar naquela chuva com pneus de pista seca. As equipes já se aprontavam nos boxes para fazer um pit stop logo na primeira volta para colocar os pneus de chuva, mas Kimi Raikkonen cometeu um erro que lhe tirou qualquer chance de vitória. O finlandês da Ferrari primeiro errou na chicane anterior a entrada dos boxes, Massa e Alonso nitidamente tiraram o pé para não escapar da pista como Kimi fez, mas o pior estava por vir...
Raikkonen veio um pouco forte na entrada dos boxes e sua Ferrari perdeu aderência, com isso ele tentou corrigir no volante e sua Ferrari foi reto perdendo a entrada dos boxes. Raikkonen teria de dar mais uma volta no meio daquela chuva para vir aos boxes trocar os pneus, ou seja, sua corrida estava acabada. Nos boxes a movimentação era grande, mas Massa continuou a frente de Alonso após a sua parada. Ainda houveram pilotos que decidiram não entrar logo na 1ª volta, entre eles o atrapalhado Kimi Raikkonen.
Depois das paradas na 1ª volta, os olhares se voltam para os pilotos que não pararam, Raikkonen, assim como os outros pilotos vão lentos, já que os pneus de pista seca não ofereciam nenhuma aderência, mas Markus Winkelhock, que trocou de pneus ao fim da volta de apresentação, vem figurando entre os primeiros colocados e toma a liderança de Raikkonen na entrada da curva 8. Kimi e os outros pilotos conseguem trazer os carros para o pit stop, com isso Felipe Massa passaria a ser o 2º colocado seguido de perto de Fernando Alonso.
Momentos antes da corrida a preocupação era a chuva que estava por vir, mas como a pista estava seca todos largaram com pneus de pista seca. Começa a volta de apresentação. Por ironia do destino uma garoa começa a cair no meio da volta de apresentação, os pilotos vão se encaminhando para o grid de largada. Markus Winkelhock, que largava na última posição com sua modesta Spyker, decide arriscar e ao final da volta de apresentação entra nos boxes para trocar os pneus de seco para os de chuva.
Enquanto o alemão Winkelhock trocava os pneus, o grid já esperava pela luz verde para a largada. Massa pula bem, e toma o segundo lugar de Alonso. Na segunda curva Heidfeld e seu companheiro Kubica se estranham e os dois se tocam. Hamilton achou bons espaços e aparecia em 4º depois de sair de 10º, mas a pista escorregadia fez com que a McLaren de Hamilton balançasse na saída da curva 3 e ele perdesse toda a vantagem conseguida despencando para a 9ª posição.
As saídas de pista de David Coulthard e Nico Rosberg ainda na primeira volta mostravam como estava impossível pilotar naquela chuva com pneus de pista seca. As equipes já se aprontavam nos boxes para fazer um pit stop logo na primeira volta para colocar os pneus de chuva, mas Kimi Raikkonen cometeu um erro que lhe tirou qualquer chance de vitória. O finlandês da Ferrari primeiro errou na chicane anterior a entrada dos boxes, Massa e Alonso nitidamente tiraram o pé para não escapar da pista como Kimi fez, mas o pior estava por vir...
Raikkonen veio um pouco forte na entrada dos boxes e sua Ferrari perdeu aderência, com isso ele tentou corrigir no volante e sua Ferrari foi reto perdendo a entrada dos boxes. Raikkonen teria de dar mais uma volta no meio daquela chuva para vir aos boxes trocar os pneus, ou seja, sua corrida estava acabada. Nos boxes a movimentação era grande, mas Massa continuou a frente de Alonso após a sua parada. Ainda houveram pilotos que decidiram não entrar logo na 1ª volta, entre eles o atrapalhado Kimi Raikkonen.
Depois das paradas na 1ª volta, os olhares se voltam para os pilotos que não pararam, Raikkonen, assim como os outros pilotos vão lentos, já que os pneus de pista seca não ofereciam nenhuma aderência, mas Markus Winkelhock, que trocou de pneus ao fim da volta de apresentação, vem figurando entre os primeiros colocados e toma a liderança de Raikkonen na entrada da curva 8. Kimi e os outros pilotos conseguem trazer os carros para o pit stop, com isso Felipe Massa passaria a ser o 2º colocado seguido de perto de Fernando Alonso.
A 3ª volta da corrida foi um show de escapadas todas no fim da reta. Jenson Button, Lewis Hamilton, Adrian Sutil, Nico Rosberg, Scott Speed, Takuma Sato e Vitantonio Liuzzi ficaram todos na caixa brita do fim da reta. O Safety Car entra na pista, Sato consegue voltar a pista, e Lewis Hamilton com a ajuda de um guindaste também volta a prova. Ao final da 3ª volta os 8 primeiros na prova são: Winkelhock, Massa, Alonso, Webber, Coulthard, Kovalainen, Raikkonen e Barrichello. Ao fim da 4ª volta, o diretor de prova decide dar bandeira vermelha por conta da forte chuva.
Confira abaixo o vídeo do início da prova:
Na relargada Massa e Alonso passam por Winkelhock, o estreante alemão abandonaria a prova mais tarde com problemas hidráulicos. Com Raikkonen e Hamilton fora da disputa pela vitória o duelo era mesmo entre Massa e Alonso. A pista foi secando e Felipe Massa conseguia manter uma ligeira vantagem sobre Alonso, mas a poucas voltas do fim a chuva voltou a cair e os pilotos teriam de trocar mais uma vez os pneus de pista seca pelos de chuva.
Alonso se mostrou superior na chuva e começou a atacar Massa, os dois chegaram até a se tocar, mas o espanhol fez bela ultrapassagem sobre o brasileiro a apenas 5 voltas do fim. Veja o vídeo da disputa:
Alonso e Massa chegaram até a discutir depois da corrida, mas a vitória de Alonso já estava assegurada. Veja o vídeo da discussão e como terminou o maluco GP da Europa de 2007:
2º Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 8.155
3º Mark Webber (AUS/Red Bull) + 1:05.674
4º Alexander Wurz (AUT/Williams) + 1:05.937
5º David Coulthard (ESC/Red Bull) + 1:13.656
6º Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) + 1:20.298
7º Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) + 1:22.415
8º Heikki Kovalainen (FIN/Renault) + 1 volta
9º Lewis Hamilton (ING/McLaren) + volta
10º Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) + 1 volta
11º Rubens Barrichello (BRA/Honda) + 1 volta
12º Anthony Davidson (ING/Super Aguri) + 1 volta
13º Jarno Trulli (ITA/Toyota) + 1 volta
Abandonaram:
Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
Markus Winkelhock (ALE/Spyker)
Jenson Button (ING/Honda)
Adrian Sutil (ALE/Spyker)
Nico Rosberg (ALE/Williams)
Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
Pois é... Nürburgring com chuva dá nisso. Aliais, o GP desse fim de semana tem possibilidade de chuva. Será que teremos uma corrida tão emocionante quanto essa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário