O treino de Suzuka no Japão foi marcado por muitos acidentes, que causaram a bandeira vermelha em três ocasiões. Sebastian Vettel não se envolveu em acidentes e conquistou a pole position para a etapa japonesa. Esta foi a 4ª pole position do alemão na temporada.
O sábado teve um acidente logo no 3º treino livre, quando Mark Webber bateu com sua RBR. O australiano saiu ileso, mas o seu carro ficou com o chassi avariado, o reparo levaria algum tempo e seu carro não ficaria pronto a tempo para ele disputar a classificação. Webber não treinou e sai em último.
Já durante a classificação tivemos um acidente logo nos primeiros instantes. Sébastien Buemi, o primeiro a abrir uma volta rápida, escapou na curva Degner e acabou batendo na proteção de pneus. O suíço conseguiu levar o carro aos boxes, voltou pra pista e conseguiu se classificar para o Q2. Na mesma curva em que Buemi bateu, a Degner, Kovalainen chegou a rodar ainda no Q1.
No Q2 houve um festival de acidentes. Logo com 3 minutos de sessão, o espanhol Jaime Alguersuari, companheiro de Buemi, bateu forte na mesma curva em que Buemi e Kovalainen tiveram dificuldades no Q1. O acidente de Alguersuari foi forte e tivemos a 1ª bandeira vermelha do treino para o atendimento do jovem espanhol. Mas estava tudo bem com ele. Depois da retirada da STR da Alguersuari o treino recomeçou.
Restando pouco mais de 7 minutos para o fim do Q2 o acidente mais forte da classificação: Timo Glock perdeu o carro na entrada da reta dos boxes e passou reto em direção a proteção dos pneus. Mais uma bandeira vermelha. O piloto foi retirado do carro e levado de ambulância com um corte na perna esquerda e com dores nas costas.
Com este acidente, não se sabe se o piloto alemão terá condições de guiar a Toyota neste GP. A Toyota conversa com os comissários de pista para saber se Kamui Kobayashi, piloto reserva da equipe que treinou na sexta-feira substituindo o próprio Timo Glock que estava gripado, pode substituí-lo. Caso não haja nenhum problema com o regulamento, Kobayashi poderá substituir Timo e estrear na F-1 correndo em casa, mas se Glock não poder correr e nem poder ser substituído o grid terá apenas 19 carros. De qualquer forma, quem for correr no carro número 10, seja o Glock ou o Kobayashi, terá de largar no fim do grid, já que na colisão o chassi foi avariado.
Depois do atendimento de Glock e a retirada de seu carro, restavam pouco mais de 7 minutos de treino, e apenas Trulli e Räikkönen haviam completado voltas rápidas. Mas haveria ainda mais um acidente neste Q2. Sébastien Buemi escapou mais uma vez da pista e bateu levemente no guard-rail perdendo a asa dianteira de seu STR. Buemi conseguiu trazer seu carro aos boxes, mas causou bandeira amarela na reta que antecede a chicane que dá acesso a reta dos boxes.
Com a bandeira amarela em vigor, os pilotos deveriam tirar o pé neste trecho, mas como já era fim da sessão, que não acelerasse iria ficar fora do Q3. Com isso Alonso, Barrichello, Button e Sutil, que passaram acelerando naquele trecho receberam uma punição de 5 posições no grid de largada. Buemi também recebeu uma punição de 5 posições por ter causado incidentes durante a classificação.
No Q3 nós tivemos ainda outra bandeira vermelha quando Kovalainen bateu na curva Degner, mesma curva em que ele havia rodado no Q1. Confira um resumo de todos os acidentes desta classificação:
Kovalainen, em decorrência deste incidente foi obrigado a trocar o câmbio e perdeu também 5 posições no grid. Outro que trocou o grid foi Vitantonio Liuzzi que recebeu a mesma punição do finlandês. Confira como ficou o grid de largada após as punições:
1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1:32.160
2º Jarno Trulli (ITA/Toyota) 1:32.220
3º Lewis Hamilton (ING/McLaren) 1:32.395
4º Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) 1:32.945
5º Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) 1:32.980
6º Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) 1:32.660*
7º Adrian Sutil (ALE/Force India) 1:32.466*
8º Nico Rosberg (ALE/Williams) 1:31.482
9º Jenson Button (ING/Brawn GP) 1:32.962*
10º Robert Kubica (POL/BMW Sauber) 1:32.341
11º Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) sem tempo**
12º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) sem tempo*
13º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) sem tempo
14º Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) 1:31.704
15º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) 1:31.718
16º Fernando Alonso (ESP/Renault) 1:31.638*
17º Romain Grosjean (FRA/Renault) 1:32.073
18º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) 1:32.087**
19º Timo Glock (ALE/Toyota) sem tempo***
20º Mark Webber (AUS/Red Bull) sem tempo***
*- Ignorou bandeira amarela no Q2
**- Trocou o câmbio
***- Trocou chassi
A corrida ficou bastante interessante, Rubinho recebeu 5 posições de punição, mas na verdade ele só perdeu uma, já que os pilotos que ele iria perder posição também foram penalizados. Mas a corrida parece ter ficado com cara de Vettel, basta ele fazer um bom trabalho e fazer de tudo para não ter problemas que vence tranqüilo e mostra que o título para ele ainda é possível.
Confira a relação de pesos dos carros, vale destacar que os pesos dos carros de Webber e Glock não foram divulgados já que eles trocaram de chassi:
7º Adrian Sutil (ALE/Force India) 650 Kg
2º Jarno Trulli (ITA/Toyota) 655,5 Kg
3º Lewis Hamilton (ING/McLaren) 656 Kg
1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 658,5 Kg
9º Jenson Button (ING/Brawn GP) 658,5 Kg
4º Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) 660 Kg
6º Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) 660,5 Kg
5º Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) 661 Kg
14º Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) 661,5 Kg
12º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 665,4 Kg
11º Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) 675 Kg
13º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 682,5 Kg
18º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) 682,5 Kg
8º Nico Rosberg (ALE/Williams) 684,5 Kg
10º Robert Kubica (POL/BMW Sauber) 686 Kg
16º Fernando Alonso (ESP/Renault) 689,5 Kg
17º Romain Grosjean (FRA/Renault) 691,8 Kg
15º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) 695,7 Kg
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