quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Marcou época: Nelson Piquet

A carreira de Piquet começou um pouco discreta, já que ele era mecânico e corria nos fins de semana escondido com os carros dos clientes. Piquet também corria escondido da família, já que seu pai, o ex-ministro da saúde do governo de João Goulart, não aceitava a carreira do filho. Por isso que Nelson Piquet corria o nome Piket, para não ser reconhecido.

O tri-campeão Nelson Piquet estreou na Fórmula 1 no GP da Alemanha de 1978 pela modesta Ensign. Depois de abandonar esta prova, Piquet disputou 3 corridas com a McLaren da BS Fabrications, mas sem conquistar nenhum ponto. O piloto brasileiro, já na última corrida de 1978 defendia a Brabham.
Na Brabham, Piquet começou a fazer história. Conquistou seus primeiros pontos em 1979, sua 1ª pole e sua 1ª vitória em 1980. Em 1981 Piquet tornou-se campeão, e 1983 foi bi. Piquet se tornaria campeão somente em 1987 quando agora pilotava a Williams.
Por ser mecânico Piquet teve destaque com bom acertador de carros. A primeira revolução que Piquet fez na Fórmula 1 aconteceu no GP da Áustria de 1982, quando Piquet sugeriu a sua equipe Brabham, que o seu carro e de seu companheiro Ricardo Patrese largassem com meio tanque de combustível e parassem no meio da prova para reabastecer, já que os carros largavam todos de tanque cheio e não reabasteciam, apenas trocavam pneus. A Brabham fez o combinado e Piquet introduzia ali o reabastecimento nos pit stops. A vantagem de largar com o carro mais leve era de que se poupava pneu e o carro era cerca de 1 segundo mais rápido que os outros que largavam de tanque cheio.
A segunda grande marca que Piquet deixou na Fórmula 1 foi a fantástica ultrapassagem que ele fez sobre Ayrton Senna no GP da Hungria de 1986. Na 1ª tentativa ele espalha e Senna recupera a posição, e na 2ª tentativa ele deu show:
Jackie Stewart classificou assim esta ultrapassagem de Piquet: “Foi como fazer um looping num Boeing 747”.

Nelson Piquet também ficou conhecido pelas suas famosas gozações/declarações, abaixo selecionei as melhores:
“Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde.”
*
No primeiro teste de Piquet na F1...
Repórter: “Já sentou em um F1 antes?”
Nelson Piquet: “Sim, meu amigo Emerson tem um e eu sentei no banco dele uma vez pra tirar foto.”
*
Piquet sempre trocou algumas farpas com o seu rival Ayrton Senna:
“Sabe porque o Senna corre com o número 12? Porque ele é só meio viado.”
(Nelson Piquet falando sobre o número de Senna na temporada de 1988)

"O negócio dele é garotões. Eu nunca o vi com mulher."
*
“O Gilles [Villeneuve] usava um capacete com número menor, daí o capacete comprimia o seu cérebro, era só ele colocar e sair fazendo besteira.”
*
Piquet não poupava críticas nem para seus companheiros de equipe, como por exemplo, Nigel Mansell seu companheiro na Williams em 1986 e 1987:
“É um idiota rápido, pilota muito bem, mas é louco e não tem capacidade de acertar um carro, se deixar ele quebra todos os carros da equipe, não tem noção de nada.”

“Mansell tem as 2 mulheres mais feias da Fórmula 1.”
(Uma era a esposa dele, e a outra era uma estátua dela construída no jardim da casa do inglês)

“Mansell é um babaca.”
*
Piquet liderava o GP da Alemanha de 1982. Ao tentar colocar uma volta sobre o atrapalhado Eliseo Salazar acabou batendo e abandonando. Piquet, furioso, partiu pra briga com o piloto chileno:
Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
Nelson Piquet: “Sim.”
R: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender.”
R: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca.”
*
R: “E aí Piquet, vai ganhar hoje?”
NP: “Sou piloto, não sou vidente.”
*
R: "Na Fórmula 1 tem algum viado?"
NP: "Se tiver eu como..."
*
R: “Piquet, vai correr pra vencer?”
NP: “Não, acho que hoje vou correr pra chegar em 14º ou 15º.”
*
E sua última vitória na Fórmula 1 veio de graça, depois de um abandono de Nigel Mansell na última volta do GP do Canadá de 1991. Mais um vez, o brasileiro mandou seu recado:
R: “Piquet, acho que você não esperava por esta vitória, certo?”
NP: “Realmente não, eu esperava que todos batessem na primeira curva.”

“Quase tive um orgasmo ao ver o Mansell ali, parado.”
*
Para encerrar este post, um vídeo de Nelson Piquet falando sobre diversos assuntos:

Nenhum comentário: