Há 60 anos a Fórmula 1 realizava sua 1ª corrida, já contando pontos para o seu 1º campeonato. O dia 13 de Maio de 1950, um sábado, não foi só o início da maior categoria da atualidade, mas esta 1ª corrida da Fórmula 1 representou o renascimento das corridas de automóvel pós 2ª Guerra Mundial. A corrida aconteceu no sábado para não haver conflito com uma data religiosa e teve a presença de mais de 100 mil espectadores.
O grid de largada desta 1ª corrida pode ser destacado pelo seu formato, já que nas filas impares largavam 4 carros, e nas filas pares largavam 3 carros. Neste grid era possível notar o domínio da Alfa Romeo, a primeira fila foi composta pelos carros italianos: os 4 carros que participariam da largada estavam nas 4 primeiras posições. Atrás dos carros da Alfa Romeo largou Birabongse Bhanubandh, o único tailandês a correr pela F1 até hoje. O 1º pole position da história da Fórmula 1 foi o italiano Giuseppe Farina.
Na largada o pole Nino Farina, como era conhecido, manteve a ponta. Juan Manuel Fangio largou bem e saiu de 4º para a 2ª posição, mais atrás vinham Fagioli e Parnell. Logo na 2ª volta da corrida tivemos o 1º abandono, o inglês Leslie Johnson abandonou com problemas no compressor da sua ERA.
Outra curiosidade desta época, era que um mesmo carro poderia ser pilotado por 2 pilotos numa mesma corrida, caso o carro terminasse na zona de pontuação a dupla dividira a pontuação.
Nesta corrida tivemos 2 duplas inglesas: Joe Fry e Brian Shawe Taylor correram com o Maserati nº 10 (Fry largou e pilotou até a volta 45e Taylor concluiu a prova na 10ª posição); e Peter Walker e Tony Rolt dividiram o ERA nº 9, ou melhor, dividiriam, já que Peter foi obrigado a abandonar a prova logo na 5ª volta com problemas no câmbio. Com o abandono de Peter, Tony Rolt não conseguiu guiar na 1ª prova da Fórmula 1, teve de abandonar antes de pilotar. O inglês só voltou a participar, e finalmente conseguiu guiar, 3 anos mais tarde, quando disputou o GP da Inglaterra.
Hoje nenhum dos pilotos que disputaram esta corrida ainda é vivo, mas, por ironia, o último a falecer foi Tony Rolt, o único que não correu na abertura, que morreu em 2008. Outra curiosidade foi que a tradicional Ferrari não participou da etapa de abertura. A equipe do cavalo rampante estreou na categoria na 2ª corrida.
A prova não teve nenhuma acidente grave, apenas alguns toques entre os pilotos. Todos os abandonou foram causados por problemas mecânicos. Na briga pela vitória: Farina, Fangio e Fagioli se alternavam na liderança. Melhor para Farina que teve a glória de marcar a melhor volta na prova e ser o 1º vencedor de uma corrida da Fórmula 1. Confira como terminou o GP da Inglaterra de 1950, a 1ª corrida da Fórmula 1:
1º
|
Giuseppe Farina |
ITA
|
Alfa Romeo |
70 voltas em 2:13:23.6
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2º
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Luigi Fagioli |
ITA
|
Alfa Romeo |
+2.6
|
3º
|
Reg Parnell |
ING
|
Alfa Romeo |
+52.0
|
4º
|
Yves Giraud-Cabantous |
FRA
|
Talbot Lago |
+2 voltas
|
5º
|
Louis Rosier |
FRA
|
Talbot Lago |
+2 voltas
|
6º
|
Bob Gerard |
ING
|
ERA |
+3 voltas
|
7º
|
Cuth Harrison |
ING
|
ERA |
+3 voltas
|
8º
|
Philippe Etancelin |
FRA
|
Talbot Lago |
+5 voltas
|
9º
|
David Hampshire |
ING
|
Maserati |
+6 voltas
|
10º
|
Joe Fry Brian Shawe Taylor |
ING
ING |
Maserati |
+6 voltas
|
11º
|
Johnny Claes |
BEL
|
Talbot Lago |
+6 voltas
|
Juan Manuel Fangio |
ARG
|
Alfa Romeo |
Abandonou (volta 62)
|
|
Joe Kelly |
IRL
|
Alta |
(Não classificado) +13 voltas
|
|
Birabongse Bhanubandh |
TAI
|
Maserati |
Abandonou (volta 49)
|
|
David Murray |
ESC
|
Maserati |
Abandonou (volta 44)
|
|
Geoff Crossley |
ING
|
Alta |
Abandonou (volta 43)
|
|
Emmanuel de Graffenried |
SUI
|
Maserati |
Abandonou (volta 36)
|
|
Louis Chiron |
MON
|
Maserati |
Abandonou (volta 24)
|
|
Eugène Martin |
FRA
|
Talbot Lago |
Abandonou (volta 8)
|
|
Peter Walker Tony Rolt |
ING
ING |
ERA |
Abandonaram (volta 5)
|
|
Leslie Johnson |
ING
|
ERA |
Abandonou (volta 2)
|
O campeonato daquele ano teve 7 etapas e sagrou o italiano Giuseppe Farina como o 1º campeão da Fórmula 1.
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