quinta-feira, 13 de maio de 2010

F1 completa 60 anos

Há 60 anos a Fórmula 1 realizava sua 1ª corrida, já contando pontos para o seu 1º campeonato. O dia 13 de Maio de 1950, um sábado, não foi só o início da maior categoria da atualidade, mas esta 1ª corrida da Fórmula 1 representou o renascimento das corridas de automóvel pós 2ª Guerra Mundial. A corrida aconteceu no sábado para não haver conflito com uma data religiosa e teve a presença de mais de 100 mil espectadores.
O grid de largada desta 1ª corrida pode ser destacado pelo seu formato, já que nas filas impares largavam 4 carros, e nas filas pares largavam 3 carros. Neste grid era possível notar o domínio da Alfa Romeo, a primeira fila foi composta pelos carros italianos: os 4 carros que participariam da largada estavam nas 4 primeiras posições. Atrás dos carros da Alfa Romeo largou Birabongse Bhanubandh, o único tailandês a correr pela F1 até hoje. O 1º pole position da história da Fórmula 1 foi o italiano Giuseppe Farina.
Na largada o pole Nino Farina, como era conhecido, manteve a ponta. Juan Manuel Fangio largou bem e saiu de 4º para a 2ª posição, mais atrás vinham Fagioli e Parnell. Logo na 2ª volta da corrida tivemos o 1º abandono, o inglês Leslie Johnson abandonou com problemas no compressor da sua ERA.
Outra curiosidade desta época, era que um mesmo carro poderia ser pilotado por 2 pilotos numa mesma corrida, caso o carro terminasse na zona de pontuação a dupla dividira a pontuação.
Nesta corrida tivemos 2 duplas inglesas: Joe Fry e Brian Shawe Taylor correram com o Maserati nº 10 (Fry largou e pilotou até a volta 45e Taylor concluiu a prova na 10ª posição); e Peter Walker e Tony Rolt dividiram o ERA nº 9, ou melhor, dividiriam, já que Peter foi obrigado a abandonar a prova logo na 5ª volta com problemas no câmbio. Com o abandono de Peter, Tony Rolt não conseguiu guiar na 1ª prova da Fórmula 1, teve de abandonar antes de pilotar. O inglês só voltou a participar, e finalmente conseguiu guiar, 3 anos mais tarde, quando disputou o GP da Inglaterra.
Hoje nenhum dos pilotos que disputaram esta corrida ainda é vivo, mas, por ironia, o último a falecer foi Tony Rolt, o único que não correu na abertura, que morreu em 2008. Outra curiosidade foi que a tradicional Ferrari não participou da etapa de abertura. A equipe do cavalo rampante estreou na categoria na 2ª corrida.
A prova não teve nenhuma acidente grave, apenas alguns toques entre os pilotos. Todos os abandonou foram causados por problemas mecânicos. Na briga pela vitória: Farina, Fangio e Fagioli se alternavam na liderança. Melhor para Farina que teve a glória de marcar a melhor volta na prova e ser o 1º vencedor de uma corrida da Fórmula 1. Confira como terminou o GP da Inglaterra de 1950, a 1ª corrida da Fórmula 1:
Giuseppe Farina
ITA
Alfa Romeo
70 voltas em 2:13:23.6
Luigi Fagioli
ITA
Alfa Romeo
+2.6
Reg Parnell
ING
Alfa Romeo
+52.0
Yves Giraud-Cabantous
FRA
Talbot Lago
+2 voltas
Louis Rosier
FRA
Talbot Lago
+2 voltas
Bob Gerard
ING
ERA
+3 voltas
Cuth Harrison
ING
ERA
+3 voltas
Philippe Etancelin
FRA
Talbot Lago
+5 voltas
David Hampshire
ING
Maserati
+6 voltas
10º
Joe Fry
Brian Shawe Taylor
ING
ING
Maserati
+6 voltas
11º
Johnny Claes
BEL
Talbot Lago
+6 voltas
Juan Manuel Fangio
ARG
Alfa Romeo
Abandonou (volta 62)
Joe Kelly
IRL
Alta
(Não classificado) +13 voltas
Birabongse Bhanubandh
TAI
Maserati
Abandonou (volta 49)
David Murray
ESC
Maserati
Abandonou (volta 44)
Geoff Crossley
ING
Alta
Abandonou (volta 43)
Emmanuel de Graffenried
SUI
Maserati
Abandonou (volta 36)
Louis Chiron
MON
Maserati
Abandonou (volta 24)
Eugène Martin
FRA
Talbot Lago
Abandonou (volta 8)
Peter Walker
Tony Rolt
ING
ING
ERA
Abandonaram (volta 5)
Leslie Johnson
ING
ERA
Abandonou (volta 2)

O campeonato daquele ano teve 7 etapas e sagrou o italiano Giuseppe Farina como o 1º campeão da Fórmula 1.

Nenhum comentário: