domingo, 16 de maio de 2010

Webber vence e é líder pela 1ª vez

Numa prova dominada pela dupla da Red Bull, o experiente Mark Webber acabou superando com facilidade seu companheiro Sebastian Vettel e conseguiu sua 2ª vitória seguida no campeonato. Webber e Vettel estão empatados no campeonato, mas como o australiano venceu 2 corridas fica como líder pela 1ª vez na carreira. Em 3º lugar na corrida chegou Robert Kubica.
A prova foi bastante movimentada, principalmente pelos acidentes que aconteceram ao longo da prova. Logo na 1ª volta Nico Hülkenberg acertou sua Williams dentro do túnel e causou o 1º safety car da prova. Já a outra Williams, do brasileiro Rubens Barrichello, bateria voltas mais tarde por uma quebra de suspensão, e causaria outra entrada de safety car.
Porém 3 lances na corrida foram bastante inusitados. Primeiramente Jenson Button abandonou a prova por um superaquecimento do motor da sua McLaren, tudo isso porque um mecânico se esqueceu de tirar a tampa do duto frontal e com isso o ar não entrava para refrigerar o sistema. Outro lance inusitado envolveu o próprio circuito monegasco, o safety car depois de entrar 2 vezes na pista por conta dos acidentes das Williams, teve de ser acionado pela 3ª vez para recolocarem uma tampa de bueiro que saiu do lugar no meio da prova.
E para finalizar os lances da corrida mais um safety car, desta vez causado por Trulli que tentou ultrapassar Chadhok onde não tinha espaço e acabaram batendo. A prova terminaria com o carro de segurança na pista, mas como diz o regulamento (artigo 40.13) “Se a corrida terminar com o safety car, ele vai entrar no pit lane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada como normal, sem ultrapassagens.” Schumacher esqueceu-se deste detalhe e ultrapassou Alonso na última curva da corrida, com isso o alemão foi punido e de 6º acabou 12º. Confira como terminou o GP de Mônaco:
Mark Webber
AUS
Red Bull
78 voltas em 1:50:13.355
Sebastian Vettel
ALE
Red Bull
+0.448
Robert Kubica
POL
Renault
+1.676
Felipe Massa
BRA
Ferrari
+2.666
Lewis Hamilton
ING
McLaren
+4.363
Fernando Alonso
ESP
Ferrari
+6.341
Nico Rosberg
ALE
Mercedes
+6.651
Adrian Sutil
ALE
Force India
+6.970
Vitantonio Liuzzi
ITA
Force India
+7.305
10º
Sébastien Buemi
SUI
Toro Rosso
+8.199
11º
Jaime Alguersuari
ESP
Toro Rosso
+9.135
12º
Michael Schumacher
ALE
Mercedes
(Punição) +25.712
Vitaly Petrov
RUS
Renault
Abandonou (volta 73)
Karun Chadhok
IND
Hispania
Abandonou (volta 71)
Jarno Trulli
ITA
Lotus
Abandonou (volta 71)
Heikki Kovalainen
FIN
Lotus
Abandonou (volta 59)
Bruno Senna
BRA
Hispania
Abandonou (volta 59)
Rubens Barrichello
BRA
Williams
Abandonou (volta 28)
Kamui Kobayashi
JAP
Sauber
Abandonou (volta 27)
Lucas di Grassi
BRA
Virgin
Abandonou (volta 26)
Timo Glock
ALE
Virgin
Abandonou (volta 23)
Pedro de la Rosa
ESP
Sauber
Abandonou (volta 22)
Jenson Button
ING
McLaren
Abandonou (volta 3)
Nico Hülkenberg
ALE
Williams
Abandonou (volta 1)

Nenhum comentário: