segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jogo de equipe

Vergonhoso. Isso resume bem a atitude tomada pela Ferrari e pelos seus pilotos. Numa manobra claríssima de jogo de equipe através do rádio, Felipe Massa claramente tirou o pé para que Fernando Alonso vencesse o GP da Alemanha. Todos nós sabemos que o jogo de equipe é proibido na categoria, e por isso a Ferrari foi multada em US$ 100 mil e o caso será levado ao Conselho Mundial da FIA.
Pior do que a atitude da Ferrari foi a atitude dos pilotos. Alonso, “um sem caráter” como definiu Niki Lauda, deu uma de João sem braço e diz não saber de nada. “Na saída da curva 6, vi Felipe devagar e era minha única oportunidade de passar” disse Alonso que pensava que Felipe havia tipo algum problema na troca de marchas. Já Felipe Massa disse “que tomou a melhor decisão para equipe”. Agora eu me pergunto, ele vai sempre entregar as vitórias para seu companheiro de equipe? Felipe também precisa de caráter...
A última polêmica envolvendo o jogo de equipe foi o GP de Cingapura de 2008, que Nelsinho Piquet teve de bater propositalmente para ajudar na vitória de quem? Ele mesmo, Fernando Alonso. Nelsinho Piquet ajudou na investigação e foi inocentado, já Fernando Alonso foi inocentado por não ter sua participação na maracutaia comprovada. Flávio Briatore e Pat Symonds acabaram banidos do automobilismo, mas depois que Jean Tody assumiu a presidência da FIA, decidiu esquecer o episódio e cancelar a punição. Os grandes prejudicados foram: Nelsinho Piquet que perdeu a vaga na Fórmula 1 e Felipe Massa que vinha liderando a prova e acabou fora dos pontos, e vale lembrar que Massa perdeu o título daquele ano por apenas 1 ponto.
Falando em briga de título, Felipe Massa já foi piloto-escudeiro na Ferrari em outra situação. No GP do Brasil de 2007 Felipe Massa, correndo em casa, deu a vitória de presente para Kimi Raikkönen, que com esse triunfo garantiu o título de campeão do mundo. Mas Massa não pode reclamar do finlandês, já que no GP da China do ano seguinte Raikkönen entregou o 2º lugar para Massa que ainda brigava pelo título.
Porém o jogo de equipe mais polêmico aconteceu no ano de 2002. Era o GP da Áustria, o campeonato estava no início, era a 6ª etapa do mundial. Michael Schumacher liderava o mundial com folga, já que havia vencido 4 das 5 corridas disputadas. Rubens Barrichello fez a pole e liderou a corrida inteira, nas voltas finais a Ferrari mandou a ordem e Barrichello entregou a vitória para Schumacher a poucos metros da linha de chagada:
No pódio, depois de receber muitas vaias dos torcedores, Schumacher colocou Rubinho no alto do pódio e deu o troféu de 1º colocado ao brasileiro. O alemão depois de pegar o troféu de 2º colocado ainda fez uma reverência a Rubinho, mostrando ao mundo que Barrichello tinha sido superior a ele naquela corrida. No GP dos Estados Unidos do mesmo ano, Michael Schumacher, depois de já ter garantido o título de campeão, devolveu a gentileza e entregou a vitória a Barrichello também nos metros finais:
 
Em 2001, também na Áustria, Barrichello teve de entregar o 2º lugar para Schumacher. O motivo sempre é o mesmo, a briga pelo título do campeonato. Veja o momento em que Jean Tody ordena a troca de posições:
 
Felipe Massa nos seus tempos de Sauber também foi protagonista de um jogo de equipe. No GP da Europa em 2002, Massa estava em 6º dentro da zona de pontuação e Nick Heidfeld vinha atrás dele. Peter Sauber determinou a troca de posições entre eles, já que apenas os 6 primeiros marcavam pontos. Massa desobedeceu a ordem da equipe e terminou em 6º marcando 1 ponto. Um mês depois no GP da Alemanha a Sauber viveu a mesma situação, só que desta vez o brasileiro atendeu o pedido da equipe.
Mas muitas vezes a falta do jogo de equipe acabou dando o título de graça a uma outra equipe. Em 1986, por exemplo, Nelson Piquet e Nigel Mansel ambos da Williams brigaram tanto dentro e fora das pistas que o título não acabou com nenhum dos 2. O campeão daquele ano foi Alain Prost.
Emerson Fittipaldi saiu da Lotus em 1973 porque a equipe não cumpriu o jogo de equipe combinado antes do GP da Itália. Fittipaldi precisava da vitória para se manter vivo na disputa do título, e caso Peterson estivesse a frente do brasileiro eles trocariam de posições depois de que o dono da Lotus Coling Chapman desse um sinal para eles. Chapman desobedeceu o acordo e não deu sinal para a troca de posições, Ronnie Peterson venceu a corrida e Jackie Stewart garantiu o título.
O jogo de equipe fere os artigos 39.1 (ordens de equipe) e 151c (conduta fraudulenta) e é, portanto, proibido. Porém, para mim, o jogo de equipe nunca será extinto na categoria, ele sempre será feito, assim como aconteceu no GP do Brasil de 2007 citado neste post. A troca de posições foi feita de maneira discreta, já que anteciparam o pit stop de Felipe Massa para deixar a pista livre para que Raikkönen andasse rápido o suficiente para depois de sua parada voltar a frente do brasileiro.
E quanto a esse último caso do GP da Alemanha, acho que vai acabar com o GP da Áustria de 2002. No caso Barrichello/Schumacher de 2002 a Ferrari foi multada, mas não pelo jogo de equipe, e sim pelos seus pilotos estarem na posição errada no pódio, já que Schumacher colocou no pódio Rubinho em 1º. E no caso Massa/Alonso de ontem, acho que a Ferrari só terá aquela multa e do Conselho Mundial deve vir apenas uma advertência.
Se você considera o jogo de equipe um crime, pode dizer que na Fórmula 1 o crime compensa.

Nenhum comentário: