sábado, 18 de fevereiro de 2012

2012: ano decisivo para a Indy

O novo carro da Indy ficou show!
Nós apaixonados pelo automobilismo crescemos com uma certeza, a Fórmula 1 é maior que a Fórmula Indy. Isso é foi verdade! Mas agora pergunto a vocês, esse domínio é eterno?
Comecei o texto afirmando que a F-1 é foi maior, agora vamos as evidências. A Fórmula 1 é o esporte mais caro do planeta e corre em vários países. Já a Fórmula Indy tem um baixo custo e corre basicamente nos Estados Unidos, possui apenas 4 corridas em outros países.
Quanto aos pilotos a Fórmula 1 também é foi superior a Indy, é só olhar alguns pilotos da Fórmula 1 que foram para a Indy e se deram bem. O primeiro deles foi o lendário Emerson Fittipaldi, que depois de ser bi-campeão na F-1 foi campeão da Indy. Outro campeão da F-1 que foi campeão da Indy foi Nigel Mansell em 1993, seu ano de estréia, quando superou Emerson Fittipaldi.
Tivemos outros casos de pilotos que “melhoraram seu desempenho” na Indy. Ano passado, por exemplo, tivemos a estréia de Takuma Sato na Indy, e o piloto japonês que andava na rabeta do grid na Fórmula 1 conseguiu fazer 2 poles na Indy em 2011, algo que ele nunca fez na F-1.
Isso que acabei de mostrar justifica o pensamentos que nós temos: “A F-1 é maior que Indy”. Isso porque a Fórmula 1 é o esporte mais caro, tem tinha os melhores pilotos e corre corria nos melhores circuitos; e a Indy nós pensávamos que era para quem não tinha mais espaço ou dinheiro para a Fórmula 1.
Com certeza vocês perceberam as palavras cortadas acima, pois bem. Tirei os verbos do presente para o passado pois acho que estamos tendo uma grande mudança em ambas categorias.
Caterham bico de ornitorrinco
A Fórmula Indy começa a pensar grande, começou a investir pesado na segurança depois de ter perdido a estrela Dan Wheldon e neste ano apresenta um carro completamente diferente com um visual bem mais elegante que a Fórmula 1, que limitou a altura do bico, também pensando em segurança, mas os carros agora tem um horrível bico de ornitorrinco.
A Fórmula 1 começa a não ter os melhores pilotos, começa a ter os pilotos que tem os melhores patrocínios. E ainda, mesmo que funcionando como abrigo, a Fórmula Indy tem suas portas abertas para os pilotos que foram dispensados. Rubens Barrichello está próximo da Indy, e sua ida a categoria só traria benefícios a Indy.
As pistas da Fórmula 1 já foram melhores. Antes se corria em países com forte ligação com a história da F-1; como França, Áustria e Argentina. Hoje temos que assistir corridas em circuitos insossos no oriente médio e na ásia, a corrida, na verdade, é pelo dinheiro de investidores destas regiões.
Sei que meu texto deve estar carregado de nostalgismo, mas gostaria de saber quem não gostaria de ver ambas categorias sendo disputadas por excelentes pilotos em circuitos que proporcionem ultrapassagens. Mas pelo que estou vendo a Indy tem planos em crescer, e a Fórmula 1 infelizmente tem plano em ampliar seus lucros. Este, com certeza, é o ano da Indy ser maior que a F-1.

2 comentários:

Hellston Linhares disse...

Está louco, homem? A Fórmula Indy precisaria de uns 10 anos em franca expansão (contando com uma estagnação completa da F1) para se tornar a maior categoria do automobilismo mundial. O Barrichello chegou por lá e vai deitar rolar, talvez até seja o campeão! Os pilotos da Indy são meio fraquinhos...

Unknown disse...

Hellston,
Fiz esse post para mostrar exatamente isso.
Este ano para a Indy pode ser crucial, pode ser a chance de ouro da iniciar um grande crescimento.
Agradeço a visita no blog!