A semana começou bastante agitada no mundo da velocidade, logo nesta manhã tivemos a notícia que Nelsinho Piquet está fora da Fórmula 1, ele acabou sendo dispensado pela Renault . E depois tivemos a confirmação na Fórmula Indy da saída do canadense Alex Tagliani da equipe Conquest Racing.
A saída de Nelsinho Piquet estava por vir. Há algum tempo o clima na Renault não era muito bom. A causa deste mal-estar entre Piquet e a Renault era devido aos fracos resultados obtidos pelo brasileiro durante esses 1 ano e meio em que foi piloto.
Vale ressaltar que eram raras as vez em que Nelsinho dispunha de um carro igual ao do seu companheiro de equipe. Fernando Alonso sempre tinha o melhor carro, as novidades aerodinâmicas eram testas primeiro por Alonso e depois repassadas a Nelsinho. Os engenheiros trabalhavam no carro de Piquet em segundo plano.
Flávio Briatore, chefe da equipe Renault e empresário de Alonso, foi o estopim da demissão. O italiano fez duras críticas ao piloto, e comenta-se até que haveria uma cláusula contratual para que Piquet fizesse ao menos 40% dos pontos de Alonso ou perderia o emprego. Piquet, que foi pressionado por Briatore minutos antes da largada para o GP da Alemanha, não conseguiu marcar pontos nesta temporada e agora se vê sem carro para concluir a temporada.
Conseguir um lugar ainda este ano é difícil, mas Nelsinho tem tudo para voltar a correr ano que vem. Encerro esse resumo sobre a passagem de Piquet pela Renault com um trecho do depoimento dele sobre Briatore logo após sua demissão: “Eu sempre acreditei que ter um manager seria fazer parte de uma equipe e que teria nele um parceiro. Um manager deve encorajar, apoiar e fornecer oportunidades. No meu caso foi o contrário, Flávio Briatore foi o meu carrasco."
Já na Fórmula Indy Alex Tagliani decidiu sair da equipe Conquest Racing. A equipe passa por dificuldades financeiras e por isso correu com Tagliani apenas 6 das 12 corridas disputadas até agora neste ano.
A Conquest Racing disputará 3 das 5 provas que restam nesta temporada. A equipe terá dois pilotos substituindo o canadense. O francês Nelson Philippe correrá nas etapas de Sonoma e Homestead, e o japonês Kosuke Matsuura correrá em Motegi no Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário