terça-feira, 15 de setembro de 2009

Temporada de 2010 pode ter 28 carros

Se no começo do ano tínhamos o confronto entre FIA e FOTA e o medo que a Fórmula 1 deixasse de “existir”, hoje temos a garantia que categoria terá mais carros no grid na próxima temporada.

A FIA já havia divulgado as 13 que disputariam a temporada de 2010, mas alguns dias depois a BMW anunciou que sairia da categoria ao fim desta temporada. Bem... mas estas são notícias velhas, vamos as novidades!

A volta da Lotus

A FIA anunciou hoje a substituta para a vaga da BMW, a Lotus. A equipe Lotus voltará a F-1 depois de 15 anos. A última temporada da equipe foi em 1994, e a dupla de pilotos no início daquela temporada eram o português Pedro Lamy e o inglês Johnny Herbert. Pedro Lamy, acidentou-se em um treino da Lotus em Silverstone, e ficou impossibilitado de disputar o restante da temporada. O belga Philippe Adams e o finlandês Mika Salo substituíram o português. O italiano Alessandro Zanardi e o francês Éric Bernard também pilotaram a Lotus de 1994, só que no lugar de Johnny Herbert.

Ao fim de uma temporada bastante movimentada , a Lotus terminou o ano com nenhum ponto marcado. O melhor resultado da Lotus em 1994 foi um 7º lugar no Brasil, no Pacífico e na França, todos estes conseguidos por Johnny Herbert. A temporada de 1994 foi bem diferente daquelas em que a Lotus brigava por vitórias, e tinha pilotos de grande porte, como Ayrton Senna, Nelson Piquet...

A volta da Lotus para a temporada de 2010 é devido a uma parceria entre investidores e o governo malaios. A equipe terá Mike Gascoyne como diretor-técnico (ex-Force India) e motor Cosworth.

Vazou uma foto na impressa da possível pintura da Lotus, um carro colorido na corres azul, amarelo e rosa. Este carro estava em exposição na Malásia durante o anuncio do retorno da Lotus.

BMW é comprada

Minutos após o anuncio da Lotus a Fórmula 1, a BMW anunciou que foi negociada a um grupo de investimentos suíços, e que o suíço Lionel Fischer tomará conta da equipe. A FIA declarou que tinha recebido a inscrição da BMW, mas ofereceu a vaga a Lotus por conta da incerteza do futuro da BMW, mas como as duas confirmaram a participação, a FIA consultará a FOTA e o grid deverá ter 14 equipes.

Nenhum comentário: