Alfonso de Portago é até hoje o único espanhol a disputar GP’s pela Ferrari. Na verdade Alfonso é um piloto anglo-espanhol, já que nasceu em Londres em 11 de Outubro de 1928, era filho de António Cabeza de Vaca, um nobre espanhol, e de Olga Leighton, uma enfermeira irlandesa. Alfonso também era afilhado do rei Alfonso XIII, portanto recebia o título de Marquês de Portago.
Alfonso de Portago é na verdade um apelido do piloto. O nome deste piloto é outra curiosidade, o verdadeiro nome de Alfonso de Portago é: “Alfonso Antonio Vicente Eduardo Angel Blas Francisco de Borja Cabeza de Vaca y Leighton Carvajal y Are”. Este é o nome mais longo de um piloto até hoje, são 13 nomes.
Na Fórmula 1, Alfonso disputou 5 corridas, todas pela Ferrari, e teve como melhor resultado um 2º lugar no GP da Inglaterra em Silverstone. Nesta corrida Portago largou em 12º, fez boa prova de recuperação e brigava com Juan Manuel Fangio e com Stirling Moss pela liderança da prova. Peter Collins, que também corria de Ferrari, abandonou a prova com um vazamento de óleo. O comendador Enzo Ferrari chamou Alfonso para os boxes, e ordenou que o espanhol entregasse seu carro à Collins para ele concluir a corrida. Naquela época isso era válido, e Peter Collins, que brigava pelo título, chegou na 2ª posição. Collins e Portago ficaram com o 2º lugar na corrida e os pilotos dividiram a pontuação.
Alfonso ficou muito irritado em ter de entregar seu carro a Collins. Nas voltas finais da prova ele foi até a Ferrari de Eugenio Castellotti, que também tinha abandonado, e empurro-a até próximo a linha de chegada. Entrou dentro dela e ascendeu um cigarro. Quando Fangio cruzou a linha de chegada vencendo a prova, Alfonso empurrou a Ferrari por alguns centímetros e concluiu a prova na 10ª posição com 9 voltas de desvantagem. Alfonso terminava a mesma corrida na 2ª (Portago/Collins) e na 10ª posição (Portago/Castellotti).
Veja os resultados de Alfonso na Fórmula 1:
- GP da França de 1956 (Reims) – Abandonou na 19ª volta com problemas no câmbio.
- GP da Inglaterra de 1956 (Silverstone) – 2º lugar. Conquistou 3 pontos, já que Peter Collins também pilotou o mesmo carro durante a prova.
- GP da Alemanha de 1956 (Nürburgring) – Abandonou por causa de um acidente.
- GP da Itália de 1956 (Monza) – Abandonou na 5ª volta ao se envolver em um acidente.
- GP da Argentina de 1957 (Buenos Aires) – 5º lugar. Conquistou 1 ponto, já que dividiu o carro com José Froilán González, que teve problemas e foi substituído por ele.
O Marquês de Portago também disputava prova de turismo com a Ferrari, e conquistou ainda 4 vitórias em 1956. No dia 12 de Maio de 1957 Alfonso disputava Mille Miglia de Mantua, e acabou perdendo a vida e matando seu co-piloto Edmund Nelson e 10 espectadores, entre eles 5 crianças. Depois deste trágico a Mille Miglia de Mantua nunca mais foi disputada, e Enzo Ferrari ainda enfrentou um processo criminal que durou 4 anos.
Stirling Moss, quatro vezes campeão vice-campeão da Fórmula 1, destacou a importância de Alfonso:
"Se Portago continuasse a correr, teria chegado a ser muito bom. Acho que Fon era um bom piloto, mas que não levava as coisas muito a sério. As corridas de automóveis não são o mesmo que uma estância de esqui em Cresta. Fon queria se divertir, e era essa uma das razões porque o público o amava. Estava sempre brincando. Se tivesse seguido por mais dois anos..."
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