quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Marcou época: Tema da vitória

Criado pelo maestro Eduardo Souto Neto e gravado em 1981 pelo grupo Roupa Nova, o tema da vitória embala hoje as vitórias brasileiras na Fórmula 1.
O tema da vitória foi criado, a pedido da rede globo, para tocar para os vencedores do GP do Brasil, independentemente da nacionalidade do vencedor. Em 1983 o tema foi executado pela 1ª vez na vitória de Nelson Piquet em Jacarepaguá:
No ano seguinte, em 1984, o vencedor do GP do Brasil foi Alain Prost, e a vitória do francês foi embalada pelo tema da vitória. Isso mesmo, o tema da vitória tocou para um francês:
Muitos pensam que o tema da vitória tocando para Prost foi um erro da Rede Globo durante a transmissão, mas não. Como citei no inicio do post, o tema foi criado para os vencedores do GP do Brasil. Em 1983, a 1ª execução foi para um filho da terra, mas em 1984 foi para o francês. Uma prova de que o tema só era executado para os vencedores do GP do Brasil é a 1ª vitória de Ayrton Senna. Senna conseguiu sua primeira vitória em Portugal, mas não ouviu-se o tema da vitória:
Depois deste episódio, a emissora brasileira decidiu, em meados de 1986, decidiu tocar o tema da vitória apenas nas vitórias brasileiras, independentemente do local da prova. Ayrton Senna, quando venceu o GP dos Estados Unidos em Detroit, teve pela 1ª vez o tema embalando uma vitória sua.
Em 1991 o tema da vitória foi tocado na vitória de Gerhard Berger, mas o motivo da comemoração não foi a vitória do austríaco, e sim pelo 2º lugar de Ayrton Senna, que naquela posição conquistava o tricampeonato:
Senna, segundo o compositor Eduardo Souto Neto, é o responsável pelo sucesso do tema da vitória:
“O grande significado para mim é que o tema, assim como o nosso Ayrton, virou sinônimo de vitória. A música encontrou o seu personagem ideal (o Senna), devido ao seu talento e, principalmente, sua obsessão e obstinação em tudo que fazia. Não há nada tão gratificante como ver uma árvore, entre tantas que você plantou, se destacar, ter várias copas, flores e frutos.”
O tema tocou para Ayrton até a última vitória na Austrália em 1993. Em 1994 Senna morreu em um trágico acidente, mas dias depois o Brasil conquistaria o tetra na copa do mundo daquele ano, e numa singela homenagem ao piloto brasileiro, o tema da vitória foi tocado para lembrar Senna, e comemorar o título brasileiro:
Em 1994 a globo lançou o CD “Tributo a um campeão”, em homenagem a Ayrton Senna. Neste CD a emissora colocou uma nova versão do tema, onde o ritmo foi um pouco acelerado, e incluíram alguns roncos de motores. A nova versão do tema só foi tocada 2000, quando Barrichello venceu a 1ª corrida dele:
Felipe Massa também teve suas vitórias embaladas pelo tema:
Aqui termina o post, este não falou de um piloto, mas falou de uma música que emocionou, emociona e emocionará muitas gerações.

Nenhum comentário: