domingo, 6 de fevereiro de 2011

Kubica sofre sério acidente em prova de rali

Imagem do resgate de Kubica
O piloto Robert Kubica sofreu um forte acidente quando disputava na Itália o rali Ronde di Andora. O navegador de Kubica, o polonês Jakub Gerber, escapou ileso do acidente.
Estado do carro após o acidente
Kubica fazia sua estreia em um carro da categoria S2000 e perdeu o controle do seu carro, um Škoda Fabia, e acabou batendo em um guard-rail que acabou atravessando o carro dos poloneses e ferindo gravemente os membros do lado direito de Kubica, principalmente a sua mão.
Gerber descreveu como Kubica estava após o acidente. “Ele estava consciente e depois desmaiou e acordou umas duas vezes sem saber exatamente o que estava acontecendo”, disse o navegador polonês.
Abaixo temos um vídeo da câmera onboard do carro da dupla Mauro Moreno e Corrado Bonato, que largou logo depois do polonês. No vídeo é possível ver o guard-rail atravessado no carro e o navegador Jakub Gerber já fora do carro pedindo ajuda para o resgate de Kubica. Destaco no vídeo também a esportividade da dupla italiana que parou o carro para ajudar no socorro. Essas são as primeiras imagens do carro de Kubica após a batida:
De acordo com testemunhas, Robert Kubica foi resgatado e levado para o hospital Santa Corona di Pietra Ligure depois de mais uma hora preso as ferragens. O piloto passou por uma cirurgia de 7 horas de duração e os médicos conseguiram evitar que a mão de Kubica fosse amputada. O piloto está em coma induzido, mas seu estado de saúde apesar de ser grave é estável. Kubica deve fica mais 5 dias na UTI e a recuperação dele deve durar 1 ano.
Kubica em uma prova de rali
Kubica participava de ralis frequentemente, já que o piloto polonês nunca escondeu a paixão pelo esporte, embora sempre colocasse a F1 como prioridade máxima. O empresário de Kubica, Daniele Morelli, revelou há algum tempo atrás que o polonês tem como exigência na hora de assinar um contrato poder participar de ralis. A Renault permitia que Kubica corresse em alguns ralis.
Robert Kubica já tinha vaga garantida como titular da Lotus Renault, com esse acidente a equipe tem de chamar um de seus pilotos reservas para ocupar o cargo do polonês, o nome mais cotado é o de Bruno Senna, que foi recém contratado pela equipe, mas não estraem se o Nick Heidfeild, ou o Nico Hülkenberg, ou até mesmo o Kimi Räikkönen assuma o cockpit da Renault. Agora resta a nós torcer pela recuperação de Kubica, e que se possível, dependendo da sua recuperação, ele volte para as pistas o mais rápido possível.

Nenhum comentário: