Há exatos 35 anos atrás nosso primeiro campeão mundial vencia pela
última vez na Fórmula 1. Emerson Fittipaldi, bi-campeão em 1972 e 1974,
conquistava sua última vitória na categoria no tradicional circuito de
Silverstone.
O grid de largada já dava uma idéia de como seria a corrida, cheia de surpresas e bastante confusa. A pole position ficou com Tom Pryce da Shadow, única pole position da carreira do piloto galês; a 2ª posição no grid ficou com o brasileiro José Carlos Pace, que vinha numa boa temporada já que havia conquistado sua 1ª e única vitória no GP do Brasil daquele ano. As Ferraris, que vinham dominando a temporada, sairiam na 2ª fila com Niki Lauda na 3ª posição e Clay Regazzoni em 4º. Emerson Fittipaldi largaria na 7ª posição com sua McLaren.
Na largada Pace assume a liderança seguido de Pryce e Regazzoni e Emerson subia para 6º. Pace no entanto não vinha com um bom acerto de carro, já que sua Brabham saía muito de frente, mas mesmo assim sustentou a liderança da prova até a 12ª volta quando foi ultrapassado por Clay Regazzoni. Porém, depois que o piloto da Ferrari assume a liderança começa a cair uma garoa sobre o circuito.
Na 19ª volta, Tom Pryce reassume a liderança da prova depois que Regazzoni saiu da pista e acabou danificando seu aerofólio traseiro, o piloto da Ferrari foi obrigado a ir aos boxes para consertar o estrago. A alegria do pole Pryce duraria pouco, já que na volta seguinte ele também bateria com sua Shadow e abandonaria a prova.
Com a rodada de Regazzoni e o abandono de Pryce, Jody Scheckter assumia a liderança da prova. Scheckter porém foi cauteloso e após assumir a liderança da prova foi para os boxes na 21ª volta colocar os pneus de chuva. Com a parada nos boxes do piloto Tyrrell, José Carlos Pace voltava a liderança da corrida, Emerson Fittipaldi o 2º e James Hunt o 3º. Os 3 primeiros colocados decidiram não trocar os pneus, ao contrário do restante dos pilotos que pegaram logo os pneus de chuva.
Com o pneu de chuva Jody Scheckter começou a fazer uma boa prova. O sul-africano, depois de sua parada na 21ª volta, voltou na 9ª posição e na volta 27 ele toma a liderança da dupla brasileira. Na volta seguinte Scheckter já colocava 15 segundos sobre Pace, que se via pressionado pelo seu compatriota.
Na volta 29 a chuva para, o Sol volta, e a pista começa a secar rapidamente. E na 32ª volta o líder Scheckter entra nos boxes para colocar de volta os pneus slicks. Jean-Pierre Jarier, que havia ultrapassado a dupla de brasileiros, assume a liderança da prova por 2 voltas até entrar nos boxes para colocar os pneus de pista seca.
Depois dos primeiros colocados que estavam com pneus de chuva pararem, a ordem da corrida era James Hunt, Fittipaldi e Pace. Os 3 pilotos que arriscaram em não colocar os pneus de chuva lideravam, e Scheckter, que andou muito bem na chuva aparecia em 4º. Emerson vinha 2 segundos atrás de Hunt e perseguiu o inglês até a 42ª volta quando Hunt errou na entrada de uma curva e o brasileiro tomou a liderança.
O grid de largada já dava uma idéia de como seria a corrida, cheia de surpresas e bastante confusa. A pole position ficou com Tom Pryce da Shadow, única pole position da carreira do piloto galês; a 2ª posição no grid ficou com o brasileiro José Carlos Pace, que vinha numa boa temporada já que havia conquistado sua 1ª e única vitória no GP do Brasil daquele ano. As Ferraris, que vinham dominando a temporada, sairiam na 2ª fila com Niki Lauda na 3ª posição e Clay Regazzoni em 4º. Emerson Fittipaldi largaria na 7ª posição com sua McLaren.
Na largada Pace assume a liderança seguido de Pryce e Regazzoni e Emerson subia para 6º. Pace no entanto não vinha com um bom acerto de carro, já que sua Brabham saía muito de frente, mas mesmo assim sustentou a liderança da prova até a 12ª volta quando foi ultrapassado por Clay Regazzoni. Porém, depois que o piloto da Ferrari assume a liderança começa a cair uma garoa sobre o circuito.
Na 19ª volta, Tom Pryce reassume a liderança da prova depois que Regazzoni saiu da pista e acabou danificando seu aerofólio traseiro, o piloto da Ferrari foi obrigado a ir aos boxes para consertar o estrago. A alegria do pole Pryce duraria pouco, já que na volta seguinte ele também bateria com sua Shadow e abandonaria a prova.
Com a rodada de Regazzoni e o abandono de Pryce, Jody Scheckter assumia a liderança da prova. Scheckter porém foi cauteloso e após assumir a liderança da prova foi para os boxes na 21ª volta colocar os pneus de chuva. Com a parada nos boxes do piloto Tyrrell, José Carlos Pace voltava a liderança da corrida, Emerson Fittipaldi o 2º e James Hunt o 3º. Os 3 primeiros colocados decidiram não trocar os pneus, ao contrário do restante dos pilotos que pegaram logo os pneus de chuva.
Com o pneu de chuva Jody Scheckter começou a fazer uma boa prova. O sul-africano, depois de sua parada na 21ª volta, voltou na 9ª posição e na volta 27 ele toma a liderança da dupla brasileira. Na volta seguinte Scheckter já colocava 15 segundos sobre Pace, que se via pressionado pelo seu compatriota.
Na volta 29 a chuva para, o Sol volta, e a pista começa a secar rapidamente. E na 32ª volta o líder Scheckter entra nos boxes para colocar de volta os pneus slicks. Jean-Pierre Jarier, que havia ultrapassado a dupla de brasileiros, assume a liderança da prova por 2 voltas até entrar nos boxes para colocar os pneus de pista seca.
Depois dos primeiros colocados que estavam com pneus de chuva pararem, a ordem da corrida era James Hunt, Fittipaldi e Pace. Os 3 pilotos que arriscaram em não colocar os pneus de chuva lideravam, e Scheckter, que andou muito bem na chuva aparecia em 4º. Emerson vinha 2 segundos atrás de Hunt e perseguiu o inglês até a 42ª volta quando Hunt errou na entrada de uma curva e o brasileiro tomou a liderança.
A corrida tinha uma previsão de 67 voltas, só que faltando 20 voltas para o fim da corrida começa a cair um verdadeiro dilúvio em parte do circuito inglês, principalmente nas curvas Stowe e Club. Emerson deu sorte porque quando a chuva começou na parte oposta dos boxes, ele estava do outro lado da pista e foi logo para os boxes colocar os pneus de chuva.
Enquanto os demais pilotos tiveram de dar uma volta inteira no circuito com pneus lisos, num asfalto escorregadio, Emerson já tinha feito a troca, o que fez que sua vantagem sobre os demais pilotos fosse ampliada. Chovia tanto que a aquaplanagem era inevitável. Os carros rodavam e batiam no guard-rail. O spray da água era grande, e em três voltas 8 pilotos bateram seus carros, e foram se acumulando os carros parados.
Na curva Stowe acabaram batendo: John Watson, Jean-Pierre Jarier, Jochen Mass, Patrick Depailler e Mark Donohue. Já na Club ficaram fora: Jody Scheckter, Wilson Fittipaldi, Tony Brise, John Nicholson, David Morgan, James Hunt, Brian Henton e Carlos Pace. Em um caos, a direção de prova teve que dar bandeira vermelha na volta 57, valendo as posições da volta anterior. Confira no vídeo toda essa confusão e o festival de rodada que tivemos:
A prova terminou assim, bastante acidentada. Dos 26 carros que largaram, 20 se acidentaram e Emerson Fittipaldi conseguiu completar mais uma volta na pista encharcada para receber a bandeirada, outros carros também receberam a bandeirada, mas alguns minutos depois que Emerson havia cruzado.
Emerson, depois da corrida, explicou as condições de pista e como fez para não bater: “Eu chegava no final da reta olhando meus pneus dianteiros, para ver se eles estavam brilhando. E os pneus estavam brilhando [...]. Os pneus quase não tinham mais contato com o chão e, estranhamente, não vi ninguém me passar. Saí acelerando forte, apesar da pouca visibilidade. Vi uma sombra e desviei dela por uns 10 centímetros. Só depois me falaram que aquela sombra era o Mario Andretti, a uns 40 km/h. Eu vinha a 180”.
Esta foi a última vitória de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, há exatos 35 anos. Confira como terminou este GP da Inglaterra de 1975, que com certeza foi inesquecível:
1º
|
Emerson Fittipaldi |
BRA
|
McLaren |
56 voltas em 1:22:05.000
|
2º
|
José Carlos Pace |
BRA
|
Brabham |
(Abandonou) +1 volta
|
3º
|
Jody Scheckter |
AFS
|
Tyrrell |
(Abandonou) +1 volta
|
4º
|
James Hunt |
ING
|
Hesketh |
(Abandonou) +1 volta
|
5º
|
Mark Donohue |
EUA
|
March |
(Abandonou) +1 volta
|
6º
|
Vittorio Brambilla |
ITA
|
March |
+1 volta
|
7º
|
Jochen Mass |
ALE
|
McLaren |
(Abandonou) +1 volta
|
8º
|
Niki Lauda |
AUT
|
Ferrari |
+2 voltas
|
9º
|
Patrick Depailler |
FRA
|
Tyrrell |
(Abandonou) +2 voltas
|
10º
|
Alan Jones |
AUS
|
Hill |
+2 voltas
|
11º
|
John Watson |
ING
|
Surtees |
(Abandonou) +2 voltas
|
12º
|
Mario Andretti |
EUA
|
Parnelli |
+2 voltas
|
13º
|
Clay Regazzoni |
SUI
|
Ferrari |
+2 voltas
|
Jean-Pierre Jarier |
FRA
|
Shadow |
Abandonou (volta 53)
|
|
Tony Brise |
ING
|
Hill |
Abandonou (volta 53)
|
|
Brian Henton |
ING
|
Lotus |
Abandonou (volta 53)
|
|
John Nicholson |
AUS
|
Lyncar |
Abandonou (volta 51)
|
|
Dave Morgan |
ING
|
Surtees |
Abandonou (volta 50)
|
|
Wilson Fittipaldi |
BRA
|
Fittipaldi |
Abandonou (volta 50)
|
|
Hans Joachim Stuck |
ALE
|
March |
Abandonou (volta 45)
|
|
Jim Crawford |
ESC
|
Lotus |
Abandonou (volta 28)
|
|
Tom Pryce |
GAL
|
Shadow |
Abandonou (volta 20)
|
|
Lella Lombardi |
ITA
|
March |
Abandonou (volta 18)
|
|
Ronnie Peterson |
SUE
|
Lotus |
Abandonou (volta 7)
|
|
Jacques Laffite |
FRA
|
Williams |
Abandonou (volta 5)
|
|
Carlos Reutemann |
ARG
|
Brabham |
Abandonou (volta 4)
|
|
Roelof Wunderink |
HOL
|
Ensign |
Não se classificou
|
|
Hiroshi Fushida |
JAP
|
Maki |
Não se classificou
|
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