segunda-feira, 4 de outubro de 2010

GP's Inesquecíveis: GP dos Estados Unidos de 1970

Realizado no circuito de Watkins Glen o GP dos Estados Unidos de 1970 foi um marco no automobilismo, já que a prova corou o título de campeão a Jochen Rindt. O austríaco, que tinha falecido dias antes, havia conseguido uma boa vantagem durante o ano e acabou sendo declarado campeão já que seus oponentes, depois desta corrida, não tinham mais chances de título.
Nessa corrida tivemos a 1ª vitória de um brasileiro, Emerson Fittipaldi correndo com o Lotus número 24. O grid de largada ficou assim: a pole position ficou com Jacky Ickx da Ferrari que marcou o tempo de 1:03:07, Jackie Stewart da Tyrrel foi o 2º com 1:03:62, seguido de Emerson Fittipaldi com 1:03:67. A seguir ficaram Pedro Rodriguez (BRM), Chris Amon (March) e Clay Regazzoni (Ferrari).
O domingo não começou muito bem para o brasileiro, Fittipaldi amanheceu com uma forte gripe, mas decidiu correr já que estava confiante no ritmo de corrida e na posição conseguida nos treinos. Na largada Jackie Stewart saiu na frente, Ickx não largou bem e atrapalhou Emerson. Rodriguez aproveitou a má largada de Ickx e assumiu a 2ª posição, em 4º vinha Regazzoni e atrás dele seguiam Chris Amon, John Surtees, Jackie Oliver e Emerson Fittipaldi caía para 8º.
A partir da 5ª volta Emerson começa sua recuperação quando passou por Surtees. Na 15ª volta Jackie Oliver abandona com problemas de motor e o brasileiro sobe para 6º. E não foi só Oliver que teve problemas durante a prova Regazzoni, que estava em 3º, teve de parar nos boxes para trocar um pneu. Na volta 48 Chris Amon é obrigado a fazer uma parada rápida nos boxes. Jacky Ickx, que mantinha a 2ª colocação, entra nos boxes na volta número 56 com problemas no tubo de combustível, quando volta a pista estava na 12ª posição.
Stewart, liderava a prova tranquilamente, e já havia colocado uma volta de vantagem sobre Emerson, que já aparecia em 3º. Na volta de número 70 o motor da Tyrrell de Stewart começa a soltar fumaça, e ele diminui seu ritmo de corrida. Oito voltas depois Emerson passa por ele, recuperando a volta que havia tomado. Quatro voltas depois o motor da Tyrrell explode e Stewart abandona a corrida.
Pedro Rodriguez passa a liderar a prova, com 17 segundos de vantagem sobre Emerson. Reine Wissel, em sua estréia na Lotus, já está em 3º. Jacky Ickx, numa boa recuperação após o tempo perdido nos boxes, é o sétimo colocado a essa altura.
Faltando 7 voltas para o final da corrida, Rodriguez entra nos boxes para reabastecer, já que seu combustível está no final. Quando ele retorna à pista, Emerson era o líder com 40s a sua frente. Depois de muita luta e a sorte pelos problemas dos adversários, Fittipaldi recebeu a bandeira e os 50 mil dólares do prêmio para o vencedor. Anos depois, Fittipaldi descreveu esse momento: "Quando cruzei a linha, vi Colin Chapman a pular de alegria e a atirar o seu chapéu ao ar. Tinha-o visto a fazer por Jim Clark, Graham Hill e ao Jochen Rindt, e dizia para mim próprio: 'Está a fazê-lo por mim. Ganhei a corrida. Ganhei o Grande Prêmio dos Estados Unidos e é inacreditável'".
Confira o resultado oficial do GP dos Estados Unidos de 1970:
Emerson Fittipaldi
BRA
Lotus
108 voltas em 1:57:32.79
Pedro Rodriguez
MEX
BRM
+36.39
Reine Wisell
SUE
Lotus
+45.17
Jacky Ickx
BEL
Ferrari
+1 volta
Chris Amon
NZL
March
+1 volta
Derek Bell
ING
Surtees
+1 volta
Denny Hulme
NZL
McLaren
+2 voltas
Henri Pescarolo
FRA
Matra
+3 voltas
Jo Siffert
SUI
March
+3 voltas
10º
Jack Brabham
AUS
Brabham
+3 voltas
11º
Ronnie Peterson
SUE
March
+4 voltas
12º
Rolf Stommelen
ALE
Brabham
+4 voltas
13º
Clay Regazzoni
SUI
Ferrari
+7 voltas
14º
Peter Gethin
ING
McLaren
+8 voltas
Jackie Stewart
ING
Tyrrell
Abandonou (volta 82)
Graham Hill
ING
Lotus
Abandonou (volta 72)
Francois Cevert
FRA
March
Abandonou (volta 62)
Tim Schenken
AUS
De Tomaso
Abandonou (volta 61)
Jo Bonnier
SUE
McLaren
Abandonou (volta 50)
Jean-Pierre Beltoise
FRA
Matra
Abandonou (volta 27)
Gus Hutchison
EUA
Brabham
Abandonou (volta 21)
Jackie Oliver
ING
BRM
Abandonou (volta 14)
George Eaton
CAN
BRM
Abandonou (volta 10)
John Surtees
ING
Surtees
Abandonou (volta 6)
Peter Westbury
ING
BRM
Não se classificou
Pete Lovely
EUA
Lotus
Não se classificou
Andrea de Adamich
ITA
McLaren
Não se classificou

Nenhum comentário: