Realizado no circuito de Watkins Glen o GP dos Estados Unidos de 1970 foi um marco no automobilismo, já que a prova corou o título de campeão a Jochen Rindt. O austríaco, que tinha falecido dias antes, havia conseguido uma boa vantagem durante o ano e acabou sendo declarado campeão já que seus oponentes, depois desta corrida, não tinham mais chances de título.
Nessa corrida tivemos a 1ª vitória de um brasileiro, Emerson Fittipaldi correndo com o Lotus número 24. O grid de largada ficou assim: a pole position ficou com Jacky Ickx da Ferrari que marcou o tempo de 1:03:07, Jackie Stewart da Tyrrel foi o 2º com 1:03:62, seguido de Emerson Fittipaldi com 1:03:67. A seguir ficaram Pedro Rodriguez (BRM), Chris Amon (March) e Clay Regazzoni (Ferrari).
O domingo não começou muito bem para o brasileiro, Fittipaldi amanheceu com uma forte gripe, mas decidiu correr já que estava confiante no ritmo de corrida e na posição conseguida nos treinos. Na largada Jackie Stewart saiu na frente, Ickx não largou bem e atrapalhou Emerson. Rodriguez aproveitou a má largada de Ickx e assumiu a 2ª posição, em 4º vinha Regazzoni e atrás dele seguiam Chris Amon, John Surtees, Jackie Oliver e Emerson Fittipaldi caía para 8º.
A partir da 5ª volta Emerson começa sua recuperação quando passou por Surtees. Na 15ª volta Jackie Oliver abandona com problemas de motor e o brasileiro sobe para 6º. E não foi só Oliver que teve problemas durante a prova Regazzoni, que estava em 3º, teve de parar nos boxes para trocar um pneu. Na volta 48 Chris Amon é obrigado a fazer uma parada rápida nos boxes. Jacky Ickx, que mantinha a 2ª colocação, entra nos boxes na volta número 56 com problemas no tubo de combustível, quando volta a pista estava na 12ª posição.
Stewart, liderava a prova tranquilamente, e já havia colocado uma volta de vantagem sobre Emerson, que já aparecia em 3º. Na volta de número 70 o motor da Tyrrell de Stewart começa a soltar fumaça, e ele diminui seu ritmo de corrida. Oito voltas depois Emerson passa por ele, recuperando a volta que havia tomado. Quatro voltas depois o motor da Tyrrell explode e Stewart abandona a corrida.
Pedro Rodriguez passa a liderar a prova, com 17 segundos de vantagem sobre Emerson. Reine Wissel, em sua estréia na Lotus, já está em 3º. Jacky Ickx, numa boa recuperação após o tempo perdido nos boxes, é o sétimo colocado a essa altura.
Faltando 7 voltas para o final da corrida, Rodriguez entra nos boxes para reabastecer, já que seu combustível está no final. Quando ele retorna à pista, Emerson era o líder com 40s a sua frente. Depois de muita luta e a sorte pelos problemas dos adversários, Fittipaldi recebeu a bandeira e os 50 mil dólares do prêmio para o vencedor. Anos depois, Fittipaldi descreveu esse momento: "Quando cruzei a linha, vi Colin Chapman a pular de alegria e a atirar o seu chapéu ao ar. Tinha-o visto a fazer por Jim Clark, Graham Hill e ao Jochen Rindt, e dizia para mim próprio: 'Está a fazê-lo por mim. Ganhei a corrida. Ganhei o Grande Prêmio dos Estados Unidos e é inacreditável'".
Confira o resultado oficial do GP dos Estados Unidos de 1970:
1º
|
Emerson Fittipaldi |
BRA
|
Lotus |
108 voltas em 1:57:32.79
|
2º
|
Pedro Rodriguez |
MEX
|
BRM |
+36.39
|
3º
|
Reine Wisell |
SUE
|
Lotus |
+45.17
|
4º
|
Jacky Ickx |
BEL
|
Ferrari |
+1 volta
|
5º
|
Chris Amon |
NZL
|
March |
+1 volta
|
6º
|
Derek Bell |
ING
|
Surtees |
+1 volta
|
7º
|
Denny Hulme |
NZL
|
McLaren |
+2 voltas
|
8º
|
Henri Pescarolo |
FRA
|
Matra |
+3 voltas
|
9º
|
Jo Siffert |
SUI
|
March |
+3 voltas
|
10º
|
Jack Brabham |
AUS
|
Brabham |
+3 voltas
|
11º
|
Ronnie Peterson |
SUE
|
March |
+4 voltas
|
12º
|
Rolf Stommelen |
ALE
|
Brabham |
+4 voltas
|
13º
|
Clay Regazzoni |
SUI
|
Ferrari |
+7 voltas
|
14º
|
Peter Gethin |
ING
|
McLaren |
+8 voltas
|
Jackie Stewart |
ING
|
Tyrrell |
Abandonou (volta 82)
|
|
Graham Hill |
ING
|
Lotus |
Abandonou (volta 72)
|
|
Francois Cevert |
FRA
|
March |
Abandonou (volta 62)
|
|
Tim Schenken |
AUS
|
De Tomaso |
Abandonou (volta 61)
|
|
Jo Bonnier |
SUE
|
McLaren |
Abandonou (volta 50)
|
|
Jean-Pierre Beltoise |
FRA
|
Matra |
Abandonou (volta 27)
|
|
Gus Hutchison |
EUA
|
Brabham |
Abandonou (volta 21)
|
|
Jackie Oliver |
ING
|
BRM |
Abandonou (volta 14)
|
|
George Eaton |
CAN
|
BRM |
Abandonou (volta 10)
|
|
John Surtees |
ING
|
Surtees |
Abandonou (volta 6)
|
|
Peter Westbury |
ING
|
BRM |
Não se classificou
|
|
Pete Lovely |
EUA
|
Lotus |
Não se classificou
|
|
Andrea de Adamich |
ITA
|
McLaren |
Não se classificou
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário