A temporada de 2009 da Fórmula 1 foi marcada por uma arrancada histórica da equipe estreante, a Brawn GP, e do piloto inglês Jenson Button. A dupla alcançou 6 vitórias nas 7 primeiras corridas. Com o decorrer do campeonato a outras equipes evoluíram, e neste fim do campeonato era perceptível que os carros do time de Ross Brawn não eram os mais rápidos, mas a vantagem conseguida nas primeiras provas do campeonato foram importantíssimas para o título de Pilotos e de Construtores.
O campeão Jenson Button fechou ano 6 vitórias, 4 poles e 9 pódios. A última pole de Button foi no GP de Mônaco, e a última vitória foi no GP da Turquia. Já a partir do GP da Inglaterra ao cenário da Fórmula 1, a RBR tem uma melhoria e venceu na Inglaterra com Vettel e na Alemanha com Webber.
No GP Hungria tivemos a “maior bagunça” do ano, a 10ª etapa do mundial teve a estreia de Jaime Alguersuari na STR no lugar de Sebastien Bourdais. Também tivemos o acidente de Felipe Massa nos treinos classificatórios. No final do treino tivemos a única pole position de Fernando Alonso e da Renault na temporada. E na corrida tivemos Hamilton e a McLaren reencontrando a vitória. Grande Prêmio tão movimentado quando o da Hungria foi o GP da Bélgica. No tradicional circuito de Spa Francorchamps tivemos a 1ª pole da Force India e a única vitória da Ferrari no ano.
No GP da Europa também tivemos algumas alterações de pilotos. Na Renault Romain Grosjean estreou no lugar de Nelsinho Piquet, já na Ferrari tivemos o retorno de Luca Badoer a categoria substituindo Felipe Massa. Porém o maior destaque da corrida nas ruas de Valência foi a 100ª vitória brasileira conquistada por Rubens Barrichello. Na Itália tivemos a transferência de Fisichella para a Ferrari, já que o desempenho de Badoer foi muito abaixo do esperado, e lá tivemos mais uma vitória de Barrichello.
No GP do Brasil tivemos a estreia de Kamui Kobayashi substituindo Timo Glock e a única pole de Barrichello na temporada. Porém o brasileiro teve problemas com os pneus no decorrer da prova, Webber venceu a prova e Button garantiu o título de campeão.
Ao final da temporada o Brasil encerra com 2 vitórias de Barrichello e com 7 pódios, sendo um desses de Felipe Massa no GP da Alemanha. Confira como terminou a classificação final dos pilotos:
1º Jenson Button (ING) 95 pontos
2º Sebastian Vettel (ALE) 84
3º Rubens Barrichello (BRA) 77
4º Mark Webber (AUS) 69,5
5º Lewis Hamilton (ING) 49
6º Kimi Räikkönen (FIN) 48
7º Nico Rosberg (ALE) 34,5
8º Jarno Trulli (ITA) 32,5
9º Fernando Alonso (ESP) 26
10º Timo Glock (ALE) 24
11º Felipe Massa (BRA) 22
12º Heikki Kovalainen (FIN) 22
13º Nick Heidfeld (ALE) 19
14º Robert Kubica (POL) 17
15º Giancarlo Fisichella (ITA) 8
16º Sébastien Buemi (SUI) 6
17º Adrian Sutil (ALE) 5
18º Kamui Kobayashi (JAP) 3
19º Sebastien Bourdais (FRA) 2
20º Kazuki Nakajima (JAP) 0
21º Nelsinho Piquet (BRA) 0
22º Vitantonio Liuzzi (ITA) 0
23º Romain Grosjean (FRA)
24º Jaime Alguersuari (ESP) 0
25º Luca Badoer (ITA) 0
O campeão Jenson Button fechou ano 6 vitórias, 4 poles e 9 pódios. A última pole de Button foi no GP de Mônaco, e a última vitória foi no GP da Turquia. Já a partir do GP da Inglaterra ao cenário da Fórmula 1, a RBR tem uma melhoria e venceu na Inglaterra com Vettel e na Alemanha com Webber.
No GP Hungria tivemos a “maior bagunça” do ano, a 10ª etapa do mundial teve a estreia de Jaime Alguersuari na STR no lugar de Sebastien Bourdais. Também tivemos o acidente de Felipe Massa nos treinos classificatórios. No final do treino tivemos a única pole position de Fernando Alonso e da Renault na temporada. E na corrida tivemos Hamilton e a McLaren reencontrando a vitória. Grande Prêmio tão movimentado quando o da Hungria foi o GP da Bélgica. No tradicional circuito de Spa Francorchamps tivemos a 1ª pole da Force India e a única vitória da Ferrari no ano.
No GP da Europa também tivemos algumas alterações de pilotos. Na Renault Romain Grosjean estreou no lugar de Nelsinho Piquet, já na Ferrari tivemos o retorno de Luca Badoer a categoria substituindo Felipe Massa. Porém o maior destaque da corrida nas ruas de Valência foi a 100ª vitória brasileira conquistada por Rubens Barrichello. Na Itália tivemos a transferência de Fisichella para a Ferrari, já que o desempenho de Badoer foi muito abaixo do esperado, e lá tivemos mais uma vitória de Barrichello.
No GP do Brasil tivemos a estreia de Kamui Kobayashi substituindo Timo Glock e a única pole de Barrichello na temporada. Porém o brasileiro teve problemas com os pneus no decorrer da prova, Webber venceu a prova e Button garantiu o título de campeão.
Ao final da temporada o Brasil encerra com 2 vitórias de Barrichello e com 7 pódios, sendo um desses de Felipe Massa no GP da Alemanha. Confira como terminou a classificação final dos pilotos:
1º Jenson Button (ING) 95 pontos
2º Sebastian Vettel (ALE) 84
3º Rubens Barrichello (BRA) 77
4º Mark Webber (AUS) 69,5
5º Lewis Hamilton (ING) 49
6º Kimi Räikkönen (FIN) 48
7º Nico Rosberg (ALE) 34,5
8º Jarno Trulli (ITA) 32,5
9º Fernando Alonso (ESP) 26
10º Timo Glock (ALE) 24
11º Felipe Massa (BRA) 22
12º Heikki Kovalainen (FIN) 22
13º Nick Heidfeld (ALE) 19
14º Robert Kubica (POL) 17
15º Giancarlo Fisichella (ITA) 8
16º Sébastien Buemi (SUI) 6
17º Adrian Sutil (ALE) 5
18º Kamui Kobayashi (JAP) 3
19º Sebastien Bourdais (FRA) 2
20º Kazuki Nakajima (JAP) 0
21º Nelsinho Piquet (BRA) 0
22º Vitantonio Liuzzi (ITA) 0
23º Romain Grosjean (FRA)
24º Jaime Alguersuari (ESP) 0
25º Luca Badoer (ITA) 0
Já entre as equipes tivemos a Brawn GP como campeã:
1º Brawn GP 172 pontos
2º Red Bull 153,5
3º McLaren 71
4º Ferrari 70
5º Toyota 59,5
6º BMW 36
7º Williams 34,5
8º Renault 26
9º Force India 13
10º Toro Rosso 8
1º Brawn GP 172 pontos
2º Red Bull 153,5
3º McLaren 71
4º Ferrari 70
5º Toyota 59,5
6º BMW 36
7º Williams 34,5
8º Renault 26
9º Force India 13
10º Toro Rosso 8
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